Projeto Espaço Ciência & Tecnologia: uma década promovendo a divulgação científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115186269

Palavras-chave:

Extensão universitária, Divulgação científica, Popularização da ciência

Resumo

O projeto de extensão “Espaço Ciência & Tecnologia”, que em novembro de 2022 completou doze anos de atividades voltadas para divulgação e popularização de ciência, é desenvolvido por pesquisadores de duas unidades acadêmicas externas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Instituto Politécnico e Faculdade de Tecnologia). Neste artigo relatamos as atividades extensionistas desenvolvidas nos últimos oito anos, a evolução do projeto, o efeito gerado pela pandemia e suas consequências na pós-pandemia. O canal no YouTube do Espaço Ciência & Tecnologia cresceu desde sua criação, acumulando mais de 261 mil visualizações dos 386 vídeos e mais de 2200 inscritos, ao final de 2022. Além disto, tanto o material produzido quanto o público atraído pelo canal têm se diversificado nos últimos anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Cesar Guimarães Tedesco, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Graduado em Física pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, mestre e doutor em Física pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do Instituto Politécnico do Rio de Janeiro em Nova Friburgo.   

Eduardo Vasquez Corrêa Silva, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Graduado em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro mestre em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Matemática, Física e Computação da Faculdade de Tecnologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Enia Mara de Carvalho, Colégio Euclides da Cunha

Graduada em Agronomia pela Universidade de Tocantins, mestre e doutora em Agronomia pela Universidade Federal de Lavra, licenciada a ministrar aulas de Ciências e Biologia pelo Centro Universitário de Barra Mansa. Atualmente é professora do Colégio Euclides da Cunha

Germano Amaral Monerat, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Graduado em Física – Bacharelado e mestre em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, doutor em Física pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Professor Associado no Instituto Politécnico do Rio de Janiero da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Ana Cristina Fontes Moreira, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Graduada em Engenharia Química e doutora em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora de Graduação da Engenharia Mecânica e Engenharia de Computação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Referências

BARROS, S. C. da V.; MOURÃO, L. Trajetória profissional de mulheres cientistas à luz dos estereótipos de gênero. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 25, p. e46325, 2020. DOI: 10.4025/psicolestud.v25i0.46325. DOI: https://doi.org/10.4025/psicolestud.v25i0.46325

CUNHA, M. B.; GIORDAN, M. A divulgação científica como um gênero de Discurso: implicações na sala de aula. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7, 2009, Florianópolis. Anais [...]. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências – ABRAPEC, 2009, Trabalho 89. Disponível em: http://www.fep.if.usp.br/~profis/arquivos/viienpec/VII%20ENPEC%20-%202009/www.foco.fae.ufmg.br/cd/pdfs/89.pdf. Acesso em: 06 fev. 2023.

FELCHER, C. D. O.; BIERHALZ, C. D. K.; FOLMER, V. A importância de vídeos educacionais do YouTube na formação inicial de professores. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 13, n. 2, p. 43-60, 2020. DOI: https://doi.org/10.3895/rbect.v13n2.9557

FERRACIOLI, L.; SILVA, T. P. da; Divulgação científica no contexto do ensino médio: o centenário do eclipse solar de sobral. Conexões Ciência e Tecnologia, Fortaleza, CE, v. 13, n. 4, p. 18-29, 2019. DOI: https://doi.org/10.21439/conexoes.v13i4.1863

KLANOVICZ, L. R. F.; OLIVEIRA, V. A. M. de. Permanecer ou desistir? Mulheres na graduação em engenharia e tecnologias na UTFPR/Guarapuava, Brasil. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 26, n. 1, p. 137-156, 2021. DOI: 10.1590/S1414-40772021000100008. DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772021000100008

MONERAT, G. A.; CORRÊA SILVA, E. V.; FERREIRA FILHO, L. G.; CARVALHO, E. M. Relato de uma Experiência em Divulgação e Popularização de Ciência. Em Extensão, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 79-86, 2014. DOI: https://doi.org/10.14393/REE-v13n22014_rel02

NOVAES, F. A.; PUCHTA, D. R. O processo de curricularização da extensão no curso de Educação Física da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Ibirité. Em Extensão, Uberlândia, v. 21, n. 2, p. 1-11, 2022. DOI: https://doi.org/10.14393/REE-v21n22022-66273

OLIVEIRA, A. N.; LAVOR, O. P.; SIQUEIRA, M. C. A.; SOUZA, E. V.; BARROS, B. S. M. Ciclo de Palestras como ação motivadora e integralizadora: a extensão no IFCE fortalecendo a formação dos novos professores de física. Conexões - Ciência. e Tecnologia, Fortaleza, v. 11, n. 6, p. 45-53, 2017. DOI: https://doi.org/10.21439/conexoes.v11i6.1193

SILVEIRA, H. E.; Cenário da extensão universitária em tempos de pandemia: um estudo das universidades públicas brasileiras. Em Extensão, Uberlândia, Edição Especial, p. 3-17, 2021. DOI: https://doi.org/10.14393/REE-v0n00-63838

Downloads

Publicado

2025-05-20

Como Citar

Tedesco, J. C. G., Silva, E. V. C., Carvalho, E. M. de, Monerat, G. A., & Moreira, A. C. F. (2025). Projeto Espaço Ciência & Tecnologia: uma década promovendo a divulgação científica. Experiência. Revista Científica De Extensão, 11, e86269. https://doi.org/10.5902/2447115186269

Edição

Seção

Relatos de experiência