Projeto Espaço Ciência & Tecnologia: uma década promovendo a divulgação científica
DOI:
https://doi.org/10.5902/2447115186269Palavras-chave:
Extensão universitária, Divulgação científica, Popularização da ciênciaResumo
O projeto de extensão “Espaço Ciência & Tecnologia”, que em novembro de 2022 completou doze anos de atividades voltadas para divulgação e popularização de ciência, é desenvolvido por pesquisadores de duas unidades acadêmicas externas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Instituto Politécnico e Faculdade de Tecnologia). Neste artigo relatamos as atividades extensionistas desenvolvidas nos últimos oito anos, a evolução do projeto, o efeito gerado pela pandemia e suas consequências na pós-pandemia. O canal no YouTube do Espaço Ciência & Tecnologia cresceu desde sua criação, acumulando mais de 261 mil visualizações dos 386 vídeos e mais de 2200 inscritos, ao final de 2022. Além disto, tanto o material produzido quanto o público atraído pelo canal têm se diversificado nos últimos anos.
Downloads
Referências
BARROS, S. C. da V.; MOURÃO, L. Trajetória profissional de mulheres cientistas à luz dos estereótipos de gênero. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 25, p. e46325, 2020. DOI: 10.4025/psicolestud.v25i0.46325. DOI: https://doi.org/10.4025/psicolestud.v25i0.46325
CUNHA, M. B.; GIORDAN, M. A divulgação científica como um gênero de Discurso: implicações na sala de aula. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7, 2009, Florianópolis. Anais [...]. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências – ABRAPEC, 2009, Trabalho 89. Disponível em: http://www.fep.if.usp.br/~profis/arquivos/viienpec/VII%20ENPEC%20-%202009/www.foco.fae.ufmg.br/cd/pdfs/89.pdf. Acesso em: 06 fev. 2023.
FELCHER, C. D. O.; BIERHALZ, C. D. K.; FOLMER, V. A importância de vídeos educacionais do YouTube na formação inicial de professores. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 13, n. 2, p. 43-60, 2020. DOI: https://doi.org/10.3895/rbect.v13n2.9557
FERRACIOLI, L.; SILVA, T. P. da; Divulgação científica no contexto do ensino médio: o centenário do eclipse solar de sobral. Conexões Ciência e Tecnologia, Fortaleza, CE, v. 13, n. 4, p. 18-29, 2019. DOI: https://doi.org/10.21439/conexoes.v13i4.1863
KLANOVICZ, L. R. F.; OLIVEIRA, V. A. M. de. Permanecer ou desistir? Mulheres na graduação em engenharia e tecnologias na UTFPR/Guarapuava, Brasil. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 26, n. 1, p. 137-156, 2021. DOI: 10.1590/S1414-40772021000100008. DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772021000100008
MONERAT, G. A.; CORRÊA SILVA, E. V.; FERREIRA FILHO, L. G.; CARVALHO, E. M. Relato de uma Experiência em Divulgação e Popularização de Ciência. Em Extensão, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 79-86, 2014. DOI: https://doi.org/10.14393/REE-v13n22014_rel02
NOVAES, F. A.; PUCHTA, D. R. O processo de curricularização da extensão no curso de Educação Física da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Ibirité. Em Extensão, Uberlândia, v. 21, n. 2, p. 1-11, 2022. DOI: https://doi.org/10.14393/REE-v21n22022-66273
OLIVEIRA, A. N.; LAVOR, O. P.; SIQUEIRA, M. C. A.; SOUZA, E. V.; BARROS, B. S. M. Ciclo de Palestras como ação motivadora e integralizadora: a extensão no IFCE fortalecendo a formação dos novos professores de física. Conexões - Ciência. e Tecnologia, Fortaleza, v. 11, n. 6, p. 45-53, 2017. DOI: https://doi.org/10.21439/conexoes.v11i6.1193
SILVEIRA, H. E.; Cenário da extensão universitária em tempos de pandemia: um estudo das universidades públicas brasileiras. Em Extensão, Uberlândia, Edição Especial, p. 3-17, 2021. DOI: https://doi.org/10.14393/REE-v0n00-63838
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.



