"Eternizando a morte, entendendo a vida”: a ExpoPlast/UFRN como estratégia eficiente e acessível para promover educação e saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115184040

Palavras-chave:

Extensão universitária, ExpoPlast, Corpo humano, Educação, Saúde

Resumo

A “ExpoPlast – Eternizando a morte, entendendo a vida” é uma ação de extensão promovida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sendo caracterizada como uma exposição itinerante onde os visitantes observam e têm contato com peças anatômicas reais plastinadas. Por meio de um questionário virtual padrão e impessoal, avaliamos o impacto dessa exposição em uma escola pública na cidade de Natal, Rio Grande do Norte. Nossos resultados revelam que a exposição ExpoPlast provou ser uma estratégia eficiente e acessível para socializar o conhecimento sobre o corpo humano com a comunidade escolar. Além disso, a exposição mostrou ser um recurso didático potencialmente relevante e promissor para sensibilizar a população quanto aos cuidados com a saúde por meio do conhecimento dos diferentes sistemas corporais, bem como pela complexa e fascinante interação entre eles para o adequado funcionamento do organismo.

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Biografia do Autor

Aldo Fonseca de Souza, Federal University of Rio Grande do Norte

 Mestre em Biologia Estrutural e Funcional (2015) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Licenciado (2012) e Bacharel (2013) em Ciências Biológicas pela UFRN. Tem experiência na área de Morfologia, principalmente em Anatomia Humana, Anatomia Comparada dos Vertebrados, dissecação e plastinação de peças anatômicas. Possui experiência também na área de Farmacologia, com ênfase em Psicofarmacologia. Atualmente, é Professor V-B do quadro efetivo da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC/RN) e servidor técnico administrativo da UFRN. Atua nos seguintes temas: vias neurais relacionadas à ansiedade e depressão; interface morfologia x evolução; aspectos comparativos de vertebrados; dissecação e plastinação de espécimes anatômicos; protagonismo juvenil e pré iniciação científica no ensino médio.

Ivana Lorena de Oliveira Nicácio, Federal University of Rio Grande do Norte

Mestre em Biologia Estrutural e Funcional (UFRN)

Graduada em Ciências Biológicas (UFRN)

João Estevam Araújo de Medeiros, Federal University of Rio Grande do Norte

Acadêmico de Enfermagem.

Ana Clara de França Gama, Federal University of Rio Grande do Norte

Acadêmica de Enfermagem.

Expedito Silva do Nascimento Junior, Federal University of Rio Grande do Norte

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação e Psicobiologia e graduado em Ciências Biológicas, atualmente é professor Associado I da disciplina de Anatomia Humana no Departamento de Morfologia e professor do Programa de Pós-Graduação de Biologia Estrutural e Funcional e do Programa de Pós-Graudação em Psicobiologia onde desenvolve orientação em nível de mestrado e doutorado, também é coordenador do grupo de pesquisa de Neuranatomia Funcional e Evolutiva, onde atua na linha de pesquisa de caracterização das projeções retinianas em roedores. Coordenador do Laboratório de Plastinação da UFRN.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Souza, A. F. de, Nicácio, I. L. de O., Medeiros, J. E. A. de, Gama, A. C. de F., & Nascimento Junior, E. S. do. (2023). "Eternizando a morte, entendendo a vida”: a ExpoPlast/UFRN como estratégia eficiente e acessível para promover educação e saúde. Experiência. Revista Científica De Extensão, 9(2), 50–80. https://doi.org/10.5902/2447115184040

Edição

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Artigos