Criação de um Observatório para qualificação de profissionais da Atenção Primária à Saúde sobre Vigilância Alimentar e Nutricional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115174327

Palavras-chave:

Vigilância Nutricional, Qualificação Profissional em Saúde, Atenção Primária à Saúde

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de criação do Observatório de Vigilância Alimentar e Nutricional (OVAN) do Rio Grande do Sul (RS), que é um espaço de capacitação, aprendizagem e troca de experiências sobre a Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) direcionado aos atores envolvidos com a temática. Para tanto são disponibilizados materiais de apoio e uma rede social para auxiliar e aproximar-se dos profissionais, como a publicação de um edital de relatos de experiências em VAN, com 42 ações que serão disponibilizadas em um e-book. Além disso, foi realizado o I Ciclo de Capacitações sobre VAN do RS realizado com diferentes temas e ministrado por especialistas da área. O OVAN também organizou o I Encontro Estadual de Ações de Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde com palestras e minicursos sobre a temática. Acredita-se que o OVAN possa qualificar os profissionais de saúde proporcionando ferramentas para educação permanente e colaborando com o fortalecimento da VAN.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Virgili Claro, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Pampa, Unipampa, Mestre em Gerontologia pela Universidade Federal de Santa Maria, Campus Sede.

Francine Dalvesco, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões.

Lisiane Vecchi, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões.

Laura Gabriela de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões.

Greisse Viero da Silva Leal, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Pelotas, mestre e doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões

Vanessa Ramos Kirsten, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Nutrição pelo Universidade Franciscana, mestre em Medicina e Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria, Campus Sede

Referências

ALVES, I. R. C. et al. Limites e possibilidades do sistema de vigilância alimentar e nutricional na atenção primária à saúde: relatos de profissionais de enfermagem. Demetra, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 69-81, 2018.

BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de Vigilância em Saúde. Brasília, Df: 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Brasília, Df: 2013.

CAMPOS. D. S; FONSECA, P. C. A vigilância alimentar e nutricional em 20 anos da política nacional de alimentação e nutrição. Cad. saúde pública, rio de janeiro, v. 37, p. 1-4, 2021.

FAGUNDES, A. A.; DAMIÃO, J. J.; RIBEIRO, R. C. L. Reflexões Sobre os Processos de Descentralização da Política Nacional de Alimentação e Nutrição nos Seus 20 Anos. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, V. 37, P. 1-4, 2021.

MARCIAL, N. A. ¿Qué Son Los Observatorios Y Cuáles Son Sus Funciones? Innovación Educativa, Cidade do México, V. 9, N. 47, P. 5-17, Abr./Jun. 2009.

SANTOS, M. C, et al. Avanços e Desafios nos 20 Anos da Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, V. 37, P. 1-18, 2021.

VITORINO, S. A. S, et al. Avaliação da Estrutura Organizacional e do Processo de Implantação do Sisvan-Web no Âmbito da Atenção Básica no Estado de Minas Gerais. Gerais, Minas Gerais, V. 1, N. 1, P. 119-120, Jul./Dez. 2013.

VITORINO, S. A. S. et al. Estrutura da Vigilância Alimentar e Nutricional na Atenção Básica em Saúde no Estado de Minas Gerais. Rev. Aps, Juiz de Fora, V. 19, N. 2, P. 230-244, Abr/Jun. 2016.

Downloads

Publicado

2024-11-01

Como Citar

Claro, L. V., Dalvesco, F., Vecchi, L., Oliveira, L. G. de, Leal, G. V. da S., & Kirsten, V. R. (2024). Criação de um Observatório para qualificação de profissionais da Atenção Primária à Saúde sobre Vigilância Alimentar e Nutricional. Experiência. Revista Científica De Extensão, 10(1), e74327. https://doi.org/10.5902/2447115174327

Edição

Seção

Relatos de experiência