Produção de conhecimento em sistemas de integração lavoura pecuária floresta: uma análise cienciométrica
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316980X68190Palavras-chave:
AGROSSILVIPASTORIL, CIENCIOMETRIA, ILPF, SUSTENTÁVELResumo
A cienciometria estuda, através de indicadores quantitativos, uma disciplina específica da ciência. Sistemas integrados de produção são uma área do conhecimento científico voltadas para o desenvolvimento da produção rural sustentável. Estes sistemas demandam um planejamento adequado e minucioso dos componentes agrícolas florestais e pecuários, para assim, proteger adequadamente os recursos naturais. Estudos cienciométricos auxiliam na análise quantitativa destes estudos e geram instrumentos mais precisos para adoção de políticas públicas e científicas. O objetivo do presente trabalho foi fazer uma análise cienciométrica da produção de conhecimento para sistemas de integração Lavoura Pecuária Floresta, a nível mundial, de forma a identificar os (a) os autores mais produtivos (b) a evolução histórica do número de publicações e os periódicos que mais publicam em relação ao tema (c) os países que mais produzem conhecimento científico sobre o tema e (d) as principais abordagens que cobrem o tema. Foram recuperados 1592 estudos do banco de dados Web of Science e Scopus compreendendo o período de 1983 a agosto de 2020. O Brasil foi o país com o maior número de publicações sobre sistemas de integração lavoura pecuária floresta. A maioria dos artigos foram caracterizados na área de conhecimento sustentabilidade, biodiversidade e conservação. Nossos resultados indicam que os esforços científicos têm sido destinados aos estudos referentes a práticas sustentáveis de produção e os sistemas integrados vem sido apontado como um potencial sistema de produção que atende as demandas atuais de desenvolvimento sustentável principalmente nos países tropicais em desenvolvimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Enflo.
Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.