Relações morfométricas para <em>Copaifera langsdorffii</em> (Desf.) Kuntze na região norte de Minas Gerais, Brasil

Autores

  • Caio Ferreira da Silva ENGENHEIRO FLORESTAL, INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS - IFNMG.
  • Drauzio Correia Gama MESTRANDO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB.
  • Lais Almeida Araújo MESTRANDA EM CIÊNCIAS FLORESTAIS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS - UFLA.
  • Jean Barcello Xavier Bahia ENGENHEIRO FLORESTAL, INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS - IFNMG.
  • Vinícius Orlandi Barbosa Lima PROFESSOR DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA FLORESTAL, INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS - IFNMG.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316980X38551

Palavras-chave:

Copaíba, morfometria, copa, altura, desenvolvimento

Resumo

A espécie Copaifera langsdorffii ocorre em todo o território brasileiro e tem grande importância econômica devida, principalmente, à sua produção do óleo-resina utilizado para diversos fins farmacológicos. O objetivo deste estudo foi analisar as relações morfométricas em uma população de C. langsdorffii na região norte de Minas Gerais, Brasil. Foram amostradas 20 árvores ao caso, das quais se mensurou a: circunferência do fuste à altura de 1,3 m, a altura total (Ht) e o diâmetro da copa (CD). Foram estimados índices morfométricos. Correlações entre as variáveis dendrométricas e morfométricas foram obtidas através da matriz de Pearson. As relações morfométricas proporção de copa (CP), área da copa (CA), formal da copa (FC), grau de esbeltez (DS), índice de saliência (SI), índice de cobertura (CI) e espaço vital (VS) apresentaram valores de 15,26%, 25,06 m², 1,47, 16,35, 21,70, 0,47 e 7,01, respectivamente. Correlações fortemente positivas foram encontradas em: diâmetro à altura do peito (DBH) em relação ao CD e CA; Ht com a proporção da copa (CP) e o DS; o formal da copa (FC) com o CI e o VS e entre o CI e o VS. Os índices morfométricos possibilitaram compreender pouca magnitude de variações na população. A espécie pode ser caracterizada como facilitadora ao manejo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-02-18

Como Citar

Silva, C. F. da, Gama, D. C., Araújo, L. A., Bahia, J. B. X., & Lima, V. O. B. (2020). Relações morfométricas para <em>Copaifera langsdorffii</em> (Desf.) Kuntze na região norte de Minas Gerais, Brasil. Revista Ecologia E Nutrição Florestal - ENFLO, 8, e01. https://doi.org/10.5902/2316980X38551

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)