Necessidade de ajustes no sistema de recomendação de calagem e adubação de oliveiras (<em>Olea europaea</em> L.) no sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316980X31133Palavras-chave:
Fertilidade, Nível crítico, Diagnose nutricionalResumo
O Rio Grande do Sul (RS) é o maior produtor de azeitonas do país com capacidade de aumentar a produção. No entanto, o sistema de recomendação de calagem e adubação precisa ser ajustado para a situação edafoclimática do estado. O objetivo deste estudo foi realizar um levantamento da condição nutricional de pomares de oliveira em produção, representativos da região central do RS, buscando identificar os principais aspectos que precisam ser melhorados no manejo da fertilidade. Em 13 pomares adultos localizados em Caçapava do Sul/RS e Cachoeira do Sul/RS, nos anos de 2016 e 2017, amostras de solo, folhas e frutos foram coletadas e submetidas a análises de N, P, K, B e parâmetros de acidez do solo. Observou-se que grande parte dos solos avaliados apresenta elevado teor de Al trocável na camada de 20-40 cm, sugerindo a necessidade de incorporação mais profunda da calagem na implantação do pomar e/ou de elevar o pH da superfície para favorecer a correção em profundidade. Grande parte dos pomares apresentou concentração de N nas folhas acima do recomendado, o que é preocupante, uma vez que esse excesso promove maior crescimento vegetativo e suprime a floração. Para o P e o B, as discrepâncias entre os teores nas folhas e nos solos sugere que o nível crítico no solo não está ajustado à situação de clima e solo da região. O B foi o nutriente que mais limitou a produção de frutos dos pomares avaliados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Enflo.
Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.