Produção de serapilheira e restituição de nutrientes em florestas secundárias do litoral paranaense
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316980X27369Palavras-chave:
Fitomassa, Ciclagem de Nutrientes, Floresta Ombrófila Densa, Sucessão Florestal.Resumo
Em seis áreas de florestas secundárias com distintas idades, sob domínio de Floresta Ombrófila Densa Submontana do Paraná, foram realizadas coletas mensais de serapilheira, em 25 coletores de 1 m² suspensos distribuídos sistematicamente nas áreas de 1 ha cada; com o objetivo de estimar a produção de serapilheira: anual, estacional, pelas frações folhas, galhos, órgãos reprodutivos e miscelânea, e a quantidade de nutrientes restituídos. As florestas secundárias foram denominadas de FS, sendo FS-1 e FS-2 com 100 anos aproximadamente (mais desenvolvidas); FS-3 e FS-4 entre 60 e 80 anos (intermediárias); FS-5 entre 40 e 60 anos e FS-6 entre 20 e 30 anos (menos desenvolvidas). Após as quantificações da fitomassa houve a homogeneização e moagem para análises químicas de C, N, P, K, Ca e Mg. A produção anual ficou entre 5 e 10 Mg ha-1 ano-1 e foi observado diferença estatística na produção anual e estacional, sendo o verão e a primavera os períodos com as maiores taxas de deposição. A deposição anual não teve relação com a idade e com as estruturas fitossociológicas das florestas. A fração folhas foi responsável pelas maiores taxas e padrão de deposição nas áreas, porém a fração miscelânea contribuiu para o maior retorno de nutrientes no solo nas florestas mais desenvolvidas. A quantidade anual de nutrientes restituídos apresentou a sequência C>N>Ca>K>Mg>P nas áreas, com exceção de FS-1, com maior teor de Mg em relação ao K. A sequência no aporte anual de nutrientes foi FS-1=FS-2>FS-5>FS-6>FS-4>FS-3 concluindo que as florestas mais desenvolvidas retornaram mais nutrientes para o solo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Enflo.
Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.