Densidade de Fluxo de Fótons (DFF) em um sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)

Autores

  • Luanna Elis Guimarães Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Carlos de Melo Silva-Neto Universidade Federal de Goiás
  • Francine Neves Calil Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316980X21143

Palavras-chave:

Luminosidade, Produtividade, Fotossíntese, Agrossilvipastoril.

Resumo

Este estudo foi realizado em um sistema de produção integrado lavoura-pecuária-floresta no município de Cachoeira Dourada, Goiás, Brasil. A pesquisa colabora para um melhor entendimento da interação planta-ambiente, esta foi realizada com o objetivo de analisar a entrada de luz em dois períodos diferentes (estação seca e chuvosa). Para a coleta da Densidade de Fluxo de Fótons (DFF) (µmol.m-2.s-1) foi utilizado dois sensores de quanta LI-250 A, Li-cor Inc., USA, na faixa fotossinteticamente ativa. A coleta foi realizada de hora em hora, com início às 9h45min e término às 17h45min.  Coletou-se o DFF controle - a pleno sol, e as demais coletas foram realizadas em quatro pontos: (1- no centro do renque de árvores, 2 - a 5m do renque, 3 - a 10m do renque e 4- a 15m do renque), sendo que em cada ponto se obteve mais 4 repetições. De acordo com os resultados obtidos se verificou que houve diferenças entre os pontos escolhidos, sendo o ponto 10 e 15 metros com maior recebimento de faixa de Radiação Fotossinteticamente Ativa (RFA). Portanto, o sistema Integrado Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) não reduziu a Densidade de Fluxo de Fótons (DFF). A maior DFF foi verificada no período de seca, porém, a maior variação da DFF foi encontrada no período chuvoso. Quanto maior à distância em relação aos renques, com eucaliptos, maior à incidência de radiação solar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luanna Elis Guimarães, Universidade Federal de Goiás - UFG

Bióloga, Mestra em Agronomia - Produção Vegetal no Programa de Pós Graduação em Agronomia - Produção Vegetal (PPGA/UFG), Universidade Federal de Goiás.

Carlos de Melo Silva-Neto, Universidade Federal de Goiás

Biólogo, MSc., Doutorando no Programa de Pós Graduação em Agronomia - Produção Vegetal (PPGA/UFG), Universidade Federal de Goiás.

Francine Neves Calil, Universidade Federal de Goiás

Engenheira Florestal, Dra. Professora Titular da Escola de Agronomia, Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

2016-12-13

Como Citar

Guimarães, L. E., Silva-Neto, C. de M., & Calil, F. N. (2016). Densidade de Fluxo de Fótons (DFF) em um sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Revista Ecologia E Nutrição Florestal - ENFLO, 4(1), 10–18. https://doi.org/10.5902/2316980X21143

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)