Desenvolvimento de <em>Cordia trichotoma</em> em função da adubação, em sistema silvipastoril no Sudoeste do Paraná-Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316980X19054Palavras-chave:
Sistemas agroflorestais, Louro-pardo, Nutrição florestalResumo
O estudo teve o objetivo principal de analisar o desenvolvimento inicial do louro-pardo (Cordia trichotoma (Vell.) Arrab. ex Steud.), implantado sob diferentes níveis de adubação, em sistema silvipastoril. Para tanto, realizou-se o consórcio de louro-pardo com capim Panicummaximum cv. aruana na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Dois Vizinhos. Foram alocadas 4 linhas duplas em intervalo de 10 m com espaçamento de 2 m x 1,5 m nessas linhas. O solo foi preparado com escarificador até uma profundidade de 30 cm. No plantio, juntamente com as mudas foram adicionados 250 mL/planta de uma solução de hidrogel. Com o propósito de avaliar a importância da adubação com NPK no sistema implantado, esta foi testada em quatro níveis diferentes (tratamentos): T1 (sem adubação), T2 (o recomendado), T3 (2 x recomendado) e T4 (3 x recomendado). Para avaliação do estudo, mediram-se a altura das plantas, diâmetros do colo e dois diâmetros de copa equidistantes, como também se realizaram avaliações qualitativas de vigor, conforme parâmetros de sanidade, ocorrência de pragas ou doenças, crescimento, aspecto visual geral das folhas e tronco, estresse nutricional e hídrico. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente através do software Assistat v. 7.6 Beta. Os resultados apontaram um crescimento relativo (CR%) médio de 374,2% em diâmetro do colo, 278,3% em altura e 1351,1% em área de copa, nos 10 meses avaliados. O vigor das plantas não foi influenciado pela adubação, pois independente da dose, houve redução significativa na qualidade das plantas em função de ocorrência de uma bacteriose e a coincidência com o período de inverno, por se tratar de uma planta caducifólia. Com base nos resultados de crescimento obtidos até a idade avaliada, recomenda-se o uso de 192 g/planta de NPK, na formulação testada, para o louro-pardo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Enflo.
Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.