Biomassa e nutrientes em sistema agrossilvicultural no extremo sul do Brasil
Palavras-chave:
Cultivos agrossilviculturais, Compartimentação da biomassa, Compartimentação dos Nutrientes, SilviculturaResumo
Historicamente na área do pampa gaúcho, composta por grandes propriedades rurais, são produzidas de formamonocultural, carne e grãos. Nesse cenário, os sistemas agrossilviculturais surgem como alternativa de diversificação naprodução rural, também permitindo o uso dos recursos naturais de maneira mais eficiente. Dessa forma objetivou-sequantificar a biomassa e os nutrientes contidos nos diferentes componentes de um sistema agrossilvicultural (eucalipto +sorgo / girassol / canola) na região extremo sul do Brasil. O eucalipto foi plantado no espaçamento 10,0 m x (3,0 m x 2,0 m)e as culturas agrícolas foram semeadas manualmente na entrelinha da espécie florestal, durante os três anos iniciais. Foramdeterminadas a biomassa e a quantidade de nutrientes do sorgo (folhas, grãos e colmo), do girassol (folhas, caule, capítulo),da canola (grãos, caule e vagem) e do eucalipto (folhas, galhos, casca e madeira) aos 18 meses de idade. A biomassa dosorgo foi de 9.866,3 kg ha-1 (17,6% de folhas, 47,8% de colmo e 34,6% de grãos), do girassol de 11.958,1 kg ha-1 (21,6% decapítulo, 24,0% de folhas, 21,3% de grãos e 33,0% de caule), da canola de 4.651 kg ha-1 (46,1% de caule, 28,2% desementes e 25,7% de vagem) e do eucalipto 10.974,3 kg ha-1 (45,3% de madeira, 8,4% de casca, 26,3% de galhos e 20,0%de folhas). A produtividade dos componentes agrícolas do sistema agrossilvicultural foi considerada satisfatória, sendorecomendada a colheita apenas do compartimento grãos principal responsável pela exportação de fósforo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Enflo.
Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.