A competitividade e a orientação regional da carne bovina brasileira (1992 - 2002)

Autores

  • Maurício Jorge Pinto de Souza Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil
  • Roberta Dalla Porta Gründling Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil
  • Pascoal José Marion Filho Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5902/141465093431

Palavras-chave:

Carne bovina, Vantagem comparativa, Orientação regional

Resumo

O objetivo da pesquisa é avaliar a competitividade da carne bovina brasileira no mercado mundial e sua orientação regional, entre 1992 e 2002. Para tanto, utilizam-se vários índices: Índice de Vantagens Comparativas Reveladas (IVCR), Índice de Relação da Carne Bovina (IRCB) e Índice de Orientação Regional (IOR). A taxa de crescimento médio das exportações líquidas também é avaliada. Conclui-se que a carne bovina brasileira é competitiva no mercado mundial e que a UE e o NAFTA perdem importância como parceiros comerciais.

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Publicado

2002-06-01

Como Citar

Souza, M. J. P. de, Gründling, R. D. P., & Marion Filho, P. J. (2002). A competitividade e a orientação regional da carne bovina brasileira (1992 - 2002). Economia E Desenvolvimento, (14). https://doi.org/10.5902/141465093431

Edição

Seção

Artigos