Energia solar e economia comportamental: o caso da Solar City

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1414650968215

Palavras-chave:

Energia solar, SolarCity, Economia comportamental

Resumo

A geração distribuída de energia solar ocupa um papel de destaque no atual processo de transição energética. Existem, entretanto, fatores que podem limitar a velocidade de expansão na adoção desta tecnologia. Um primeiro fator é a limitação na capacidade de investimento na aquisição do sistema fotovoltaico. Um segundo fator é relativo à racionalidade na tomada de decisão. Economistas comportamentais têm evidenciado que vieses comportamentais tendem a se manifestar de forma sistemática e previsível em julgamento e tomada de decisão. Este trabalho estuda o caso da empresa SolarCity, líder no mercado de energia solar distribuída nos EUA entre 2007 e 2016. O objetivo é identificar possíveis barreiras comportamentais no processo de adoção da tecnologia fotovoltaica e avaliar a eficácia do modelo de negócios implementado pela empresa em neutralizá-las. O modelo de negócios da SolarCity, com a estratégia de criação de comunidades solares e adoção da estrutura de pagamentos mensais, se mostrou consistente com dois tipos de intervenção no sentido de neutralizar essas barreiras: o uso de influências sociais e a adoção de mecanismos de neutralização do viés do presente e da aversão a perdas.

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Biografia do Autor

Helder Queiroz Pinto Junior, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Planejamento Energético pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Economia Aplicada pelo Institut d´Economie et Politique de l´Energie/Université de Grenoble/França(1993). Entre janeiro-novembro de 2001, foi Professor Visitante na University of Oxford (Centre for Brazilian Studies). Atualmente é professor associado 4 do Instituto de Economia (IE)/Universidade Federal do Rio de Janeiro e Coordenador do Grupo de Economia da Energia do IE/UFRJ. Tem trabalhos na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial, Economia da Energia e Regulação Econômica. Entre 2011-2015 foi Diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e Membro do Comitê de monitoramento do Setor Elétrico (CMSE)

Marcos Gonçalves Avila, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Professor Associado (aposentado) do Inistituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Voluntário, Revolusolar

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Publicado

2022-05-29

Como Citar

Avila, E. V. ., Pinto Junior, H. Q. ., & Avila, M. G. . (2022). Energia solar e economia comportamental: o caso da Solar City. Economia E Desenvolvimento, 33, e7. https://doi.org/10.5902/1414650968215

Edição

Seção

Artigos