Para uma metodologia de incubação de grupos de consumo responsável – alternativas para a comercialização na economia solidária e agroecologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1414650941454

Palavras-chave:

Economia solidária, Grupos de consumo responsável, Comércio justo

Resumo

As incubadoras tecnológicas de cooperativas populares (ITCPs) existem, hoje, em aproximadamente cinquenta universidades brasileiras. Elas dão apoio ao surgimento e consolidação de empreendimentos econômicos solidários (EES), em geral no setor produtivo (manufatura, agricultura, serviços, reciclagem). Entretanto, a comercialização dos EESs enfrenta grandes obstáculos nos circuitos convencionais, relacionados especialmente às escalas e aos preços de venda (que em geral ignoram as especificidades dos produtos). Por outro lado, há um número crescente de consumidores/as preocupados em apoiar esses empreendimentos e seus produtores a partir de critérios relacionados à sustentabilidade, à saude e ao desenvolvimento local. Por este motivo, nos últimos dez anos, se multiplicar os grupos de consumo responsável (GCRs): formas associativas dirigidas ao consumo ético. A aliança entre EES e GCRs permite a consolidação de ‘circuitos locais de comercialização solidária’ (CLCS). Esta vinculação, porém, uma prévia organização dos produtores entre si, e/ou dos consumidores entre si. O presente artigo apresenta os resultados preliminares da experiência de uma microrrede de ITCPs no processo de incubação de um GCR na cidade de Pelotas (RS, Brasil), em parceria com aproximadamente 35 EES afiliados a uma organização de comercialização solidária (a Associação Bem da Terra – Comércio Justo e Solidário).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Carlos Martins da Cruz, Universidade Federal de Pelotas, RS

Doutor em economia aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); professor do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde atua como pesquisador-extensionista no Núcleo Interdisciplinar de Tecnologias Sociais e Economia Solidária.

Referências

CRUZ, Antônio. É caminhando que se faz o caminho: diferentes metodologias das incubadoras tecnológicas de cooperativaspopulares no Brasil. Cayapa – Revista Venezolana de Economía Social, vol. 4, núm. 8. Mérida (Venezuela), Universidad de los Andes Venezuela, 2004. pp. 38-57

INSTITUTO KAIRÓS. Tecnologias sociais. Disponível em http://institutokairos.org.br/tecnologias-sociais Acessado em 03/06/2019.

NUNES, Tiago; CHRIST, Samara; GOTARDO, Solaine. Produção, Comercialização e Consumo Responsável no GCR/Feira Virtual Bem da Terra/Brasil. Disponível em http://nesic.ucpel.edu.br/wp-content/uploads/2018/12/Produ%C3%A7%C3%A3o-Comercializa%C3%A7%C3%A3o-e-Consumo-Respons%C3%A1vel-no-GCRFeira-Virtual-Bem-da-TerraBrasil..pdf Acessado em 10/03/2019.

PISTELLI, Renata de Salles S.; MASCARENHAS, Thaís Silva. Organização de grupos de consumo responsável. São Paulo, Instituto Kairós, 2011.

Downloads

Publicado

2020-03-01

Como Citar

Cruz, A. C. M. da. (2020). Para uma metodologia de incubação de grupos de consumo responsável – alternativas para a comercialização na economia solidária e agroecologia. Economia E Desenvolvimento, 32(Esp.), e7. https://doi.org/10.5902/1414650941454

Edição

Seção

Desenvolvimento e Tecnologias Sociais