<b>Convenção Internacional sobre os direitos das pessoas com deficiências: destaques para o debate sobre a educação</b>

Autores

  • Kátia Regina Moreno Caiado

Palavras-chave:

Rights of people with disabilities, Inclusive Education, Special Education.

Resumo

O objetivo deste estudo é refletir sobre alguns aspectos da educação inclusiva, a partir do texto da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Em junho de 2008, o Congresso Nacional do Brasil ratificou a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU, 2006). Ao ratificar um documento internacional, o Congresso confirmou o compromisso do Estado perante a comunidade internacional de respeitar, obedecer e fazer cumprir as obrigações previstas no documento. Assim, após a aprovação no Congresso e a publicação do Decreto 186/2008, o texto passou a ser incorporado à legislação brasileira com equivalência de emenda constitucional, o que significa que todas as leis que contemplam os direitos e demandas das pessoas com deficiência deverão se adequar ao seu conteúdo, sob pena de serem invalidadas por inconstitucionalidade. Neste estudo analisaremos alguns dos temas tratados na Convenção a partir da realidade brasileira. Os temas são: a definição de deficiência e de pessoas com deficiência; a acessibilidade; a relação entre deficiência e pobreza e o papel do Estado na garantia do direito à educação.

Palavras-chave: Direitos das pessoas com deficiência. Educação inclusiva. Educação Especial.

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Como Citar

Moreno Caiado, K. R. (2009). <b>Convenção Internacional sobre os direitos das pessoas com deficiências: destaques para o debate sobre a educação</b>. Revista Educação Especial, 22(35). Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/813

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua