<b>O cuidado com a diferença</b>

Autores

  • Marisa Faermann Eizirik Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Resumo

 

A partir de um posicionamento conceitual em torno da questão da "diferença", tratada como categoria filosófica e como atitude frente ao outro, explora-se essa dimensão em sua riqueza, dificuldade e contradição, apresentando uma breve revisão de aspectos relacionados, tais como a incerteza, a complexidade, o estranho, o cuidado. Dando ênfase a este último, desenvolve-se o pressuposto do necessário diálogo com "o outro", com a alteridade e as relações com a verdade, as separações e as formas de exclusão. Busca-se - ao destacar a necessidade de tomar consciência da existência de outras formas de existir, modos de ver, atitudes e práticas diferenciadas, capacidades insuspeitas - a intensificação de práticas inclusivas que possam acolher o estranho e a transitoriedade, enfrentar o medo e a dor que se apresentam com a alteridade e, assim, potencializando o cuidado com a diferença, e adquirir possibilidades insuspeitadas de aprendizagens.

Palavras-chave: Diferença. Cuidado. Incerteza. Complexidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Eizirik, M. F. (2011). <b>O cuidado com a diferença</b>. Revista Educação Especial, (30), 135. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4051

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua