Interação fraternal quando um irmão tem síndrome de Down: Um estudo observacional

Autori

  • Bruna Rocha de Almeida Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Nara Liana Pereira-Silva Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X22874

Parole chiave:

relação fraternal, síndrome de Down, metodologia observacional

Abstract

A qualidade da interação entre irmãos tem sido investigada há mais de três décadas, entretanto, poucos estudos focalizam a díade irmão com síndrome de Down (SD) - irmão com desenvolvimento típico (DT), especialmente, no Brasil. Este estudo objetivou descrever a interação entre nove díades de irmãos, com idades entre quatro e 13 anos, tendo um deles a SD. Foram gravadas, nas residências das díades, 27 sessões de observação do comportamento, totalizando 216 minutos. A análise das interações focalizou conteúdo e qualidade dos episódios, bem como categorias comportamentais de comando e responsividade. As díades se envolveram, principalmente, em atividades lúdicas, de forma ‘Conjunta’, com ‘Amistosidade’ e ‘Sincronia’. As interações tiveram ‘Supervisão’, ‘Liderança’ e emissão de comportamentos de comando do irmão com DT. Pode-se afirmar que, nessas famílias, a interação fraternal é caracterizada pela assimetria de papéis e positividade, não sendo prejudicada pela presença do irmão com SD.

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Pubblicato

2018-06-06

Come citare

Almeida, B. R. de, & Pereira-Silva, N. L. (2018). Interação fraternal quando um irmão tem síndrome de Down: Um estudo observacional. Revista Educação Especial, 31(61), 339–352. https://doi.org/10.5902/1984686X22874

Fascicolo

Sezione

Artigos – Demanda contínua