<b>Revista Educação Especial: um estudo bibliométrico da produção científica no campo da Educação Especial</b>
Parole chiave:
Scientific production in Special Education, Bibliometric Indicators, Revista Educação Especial, Evaluation.Abstract
O presente artigo apresenta os resultados de um estudo bibliométrico sobre a produção científica no campo da Educação Especial, por meio de uma pesquisa que teve por objetivo analisar os 147 artigos correspondentes aos 14 volumes disponíveis em formato online publicados no período de 2000-2006 na Revista Educação Especial. Este periódico foi escolhido como unidade de análise por se tratar de um dos mais antigos da área de Educação Especial no país. As análises bibliométricas dos artigos e das citações permitiram construir os seguintes indicadores de produção científica: a) quanto aos artigos publicados: evolução dos artigos publicados; tipologia dos artigos; número de páginas dos artigos; autoria dos artigos; colaboração científica nas autorias; produtividade dos autores; transitoriedade dos autores; gênero e afiliação institucional e geográfica dos autores; b) quanto às citações realizadas pelos autores: temáticas dos artigos; autoria das citações; tipologia das fontes citadas; nível de atualização das fontes citadas; origem das fontes citadas; idiomas das fontes citadas; abrangência das fontes bibliográficas periódicas citadas; formato das fontes citadas; núcleos principal (“core”) e secundário da Educação Especial. A análise bibliométrica da produção científica veiculada por este periódico demonstrou sua consolidação na área de Educação Especial. O estudo bibliométrico das citações realizadas pelos autores permitiu verificar a interdisciplinaridade da Educação Especial com outras áreas do conhecimento. Além disto, foi possível verificar como se configura a área de Educação Especial neste veículo informacional, possibilitando uma melhor disseminação das pesquisas realizadas nesta área.Palavras-chave: Produção Científica em Educação Especial. Indicadores Bibliométricos. Revista Educação Especial. Avaliação.
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