<b>A formação do instrutor surdo e o mercado de trabalho: uma inter-relação necessária </b>
Palabras clave:
Work Market, Preparation of the Deaf Instructor, Identity of The Deaf.Resumen
O mercado de trabalho é um campo de extrema importância e preocupação perante a sociedade, sendo assim, a formação do trabalhador deve estar constantemente presente na vida laboral deste. Diante disto, questionou-se sobre a relação existente, entre a formação do instrutor e o mercado de trabalho para o sujeito surdo e como esta ocorre. Por meio da investigação dos discursos sobre a identidade, a surdez e o trabalho procurou-se entender a constituição de sujeitos surdos trabalhadores, realizando uma entrevista semi-estruturada com um surdo adulto. Este estudo possibilitou um maior esclarecimento sobre a formação profissional do sujeito surdo, fazendo com que as indagações sobre a inter-relação existente entre a formação do instrutor surdo com o mercado de trabalho fossem mais bem exemplificadas. Através da entrevista elucidaram-se os questionamentos pessoais e acadêmicos e, ainda, percebeu-se a importância da inserção deste e de seus pares no mercado de trabalho, assim como os métodos que poderiam e/ou deveriam ser usados para que isto ocorra.Palavras-chave: Mercado de Trabalho. Formação do Instrutor Surdo. Identidade Surda.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).