Pesquisas no ensino de ciências da natureza para es-tudantes com Transtorno do Espectro Autista: um ma-peamento de pesquisas Stricto Sensu
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X91032Palavras-chave:
Ensino de Ciências da Natureza, Educação Inclusiva, Educação BásicaResumo
O artigo apresenta um mapeamento de pesquisas Stricto Sensu defendidas entre 2013 e 2023 sobre o ensino de Ciências da Natureza (CN) para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). O objetivo foi identificar lacunas e temas recorrentes nas pesquisas acadêmicas sobre o assunto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo revisão bibliográfica, com análise de conteúdo baseada em Bardin (2016). Foram identificadas 17 dissertações, classificadas em seis categorias temáticas: Percepções de Professores e Formação Continuada, Avaliação, Inclusão Escolar, Estratégias Metodológicas e Recursos Didáticos, Trabalho Colaborativo entre Professores e Tecnologias Digitais. Os resultados apontam uma predominância de estudos sobre estratégias metodológicas e recursos didáticos adaptados, evidenciando a necessidade de formação docente para práticas inclusivas e maior suporte institucional. O estudo destacou a carência de pesquisas sobre avaliação e impacto a longo prazo das intervenções pedagógicas, bem como a exploração de tecnologias emergentes. Concluiu-se que o ensino de CN para estudantes com TEA é um campo em crescimento, necessitando de pesquisas mais amplas e aprofundadas para promover a inclusão efetiva.
Downloads
Referências
ALVES, Joseane Lima Carvalho. Metodologias e práticas adequadas a discentes com transtorno do espectro autista para o ensino de ciências no 9º ano do Ensino Fundamental II. Orientadora: Dra. Isa Costa. 2022. 68 f. Dissertação (Mestrado)-Ensino de Ciências da Natureza do Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
ANASTASIOU, Lea das Gracas Camargos. Metodologia do Ensino Superior: da prática docente a uma possível teoria pedagógica. 1. ed. IBPEX, Curitiba, 1998.
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos e ALVES, Leonir Pessate (orgs.). Processos de Ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias do trabalho em aula. 1. ed. Editora Univille, Joinvilie, 2003.
ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos. Profissionalização continuada do docente da educação superior: desafios e possibilidades. Olhar de Professor, [S. l.], v. 8, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1424. Acesso em: 18 abr. 2025.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 1.ed. São Paulo: Edições 70, 2016.
BITENCOURTE, Andreia Domingues. Ensino de Ciências na Educação Infantil: Contribuições para o Desenvolvimento de Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma perspectiva Inclusiva. Orientadora: Dra. Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez. 2021. 168f. Dissertação (Mestrado)- Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Bauru, 2021.
BORGES, Aline dos Anjos Davi. Ensino de física e autismo: articulações no ensino médio. Orientador: Dr. Sandro Rogério Vargas Ustra. 2021.126f. Dissertação (Mestrado)- Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
BRAGA, Valéria Maria Gomes. Reflexões acerca da produção de materiais digitais por estudantes com TEA para a aprendizagem de conteúdos de ciências. Orientadora: Dra. Denise Pereira de Alcantara Ferraz. 2021. 172f. Dissertação (Mestrado)- Educação em Ciências, Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasilia, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-2008-pdf&category_slug=dezembro-2010-pdf&Itemid=30192 . Acesso em: 08 jun. 2024.
BRASIL. Casa Civil. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Brasília, 2012. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em: 15 jan. 2022.
BRASIL. Secretaria-Geral. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Brasília, 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 03 nov. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
BREGUE, Sthéfani Borges. Avaliação Da Aprendizagem E A Inclusão Escolar De Alunos Com Transtorno Do Espectro Autista (Tea): as percepções, a prática pedagógica e as barreiras encontradas pelos professores de Ciências. Orientadora: Francele de Abreu Carlan. 2023. 122f. Dissertação (Mestrado)-Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.
CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho; MENDES, Enicéia Gonçalves. O Ensino Colaborativo Favorecendo o Desenvolvimento Profissional para a Inclusão Escolar. Educere et Educare, Cascavel, v. 2, n. 4, p. 113-128, 2007. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/ article/view/1659/1346. Acesso em: 13 abr. 2025.
CUNHA, Solange Nascimento da Cunha. Acesso aos direitos fundamentais das pessoas com autismo: desafios na implementação da inclusão. Revista Gestão e Conhecimento, Paraná, v. 18, n.2, p.1-28, 2024. Disponível em: https://ojs.revistagc.com.br/ojs/index.php/rgc/article/view/374. Acesso em: 18 abr. 2025.
BORGES, Aline dos Anjos Davi. Ensino de física e autismo: articulações no ensino médio. Orientador: Dr. Sandro Rogério Vargas Ustra. 2021.126f. Dissertação (Mestrado)- Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
DIAS, Ane Maciel. A inclusão de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (Síndrome de Asperger): uma proposta para o ensino de Química. Orientadora: Dra. Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez. 2017.141f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.
FERNANDES, Ana Luisa Machado. O papel da música no currículo funcional do ensino de ciências para alunos com autismo: formação continuada. Orientadora: Rita Stano. 2016. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Ensino De Ciências, Universidade Federal De Itajubá, Itajubá. 2016.
GODOY, Miriam Adalgisa Bedim; ZYCH, Anizia Costa; HANSEL, Ana Flávia. Fundamentos da educação inclusiva. 1.ed. Paraná: Universidade Estadual do Centro-Oeste Unicentro, 2014.
HODGES, Holly; FEALKO,Casey; SOARES, Neelkamal. Autism spectrum disorder: definition, epidemiology, causes, and clinical evaluation. Translational pediatrics, v. 9, n. S1, p. S55–S65, 2020.
INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar. Matrículas na educação especial chegam a mais de 1,7 milhão. [online]. 2024. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/matriculas-na-educacao-especial-chegam-a-mais-de-1-7-milhao. acesso em: 13 set. 2024.
LARA, Janaina Vieira de. Ensino de ciências: estratégias metodológicas voltadas para alunos com transtorno do espectro autista em tempos de pandemia. Orientadora: Dra. Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez. 2022. 64f. Dissertação (Mestrado)-Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.
MACHADO, Thainá Pedroso. O ensino de química na perspectiva inclusiva: estratégias de ensinagem aplicadas em uma turma com estudante autista. 2020. Orientadora: Claudete da Silva Lima Martins. 172f. Dissertação (Mestrado) - Ensino de Ciências da Natureza - Universidade Federal do Pampa, Bagé, 2020.
MAIA, Juliana; BATAGLION, Giandra Anceski; MAZO, Janice Zarpellon. Alunos com transtorno do espectro autista na escola regular: relatos de professores de educação física. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, on line, v. 21, n. 1, 15-30, 2020. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/9696, acesso em: 13 set. 2024.
MOURA, Tiago Fernando Alves de. Forças entre nós: o ensino de Ciências para alunos com transtorno do espectro autista. Orientador: Dr. Eder Pires de Camargo.302f. 2020. Dissertação (Mestrado)- Pós-Graduação em Educação para a Ciências, Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2020.
NASCIMENTO, Maria Santa Borges do. O ensino de ciências e biologia para alunos com transtorno do espectro do autismo sob a perspectiva dos professores. Orientadora: Dra. Debora Regina De Paula Nunes.148f. 2022. Dissertação (Mestrado)- Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
PONTARA, Amanda Bobbio; AMARAL, Carmem Lúcia Costa. Avaliação e educação especial inclusiva: relato de experiência sobre dois estudantes do ensino mé-dio. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 19, n. 21, p. 1-15, 2024. Disponí-vel em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/7637. Acesso em: 10 de fev. de 2025.
PONTARA, Amanda Bobbio; AMARAL, Carmem Lúcia Costa. Alfabetização científica de um aluno do espectro autista com deficiência intelectual: uma proposta didática para educação ambiental. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências-ENPEC,14, 2023, Goiás. Anais Eletrônico [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2023, 1-11. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/92978. Acesso em: 18 de abr. de 2025.
PONTARA, Amanda Bobbio; AMARAL, Carmem Lúcia Costa; LEANDRO, Paula Rodrigues Silva. Abordagem lúdica e adaptativa no ensino sobre elementos químicos com estudantes de aprendizagem típica e atípica. In: Encontro da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química - RELAPEQ, .2, 2024, Vitória. Anais Eletrônico [...]. Vitória: Even3 Publicações, 2024, p. 1-15. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/ii-encontro-latino-americano-pesquisa-educacao-mostra-latino-americana-de-tecnologias-aplicadas-a-educacao-quimica-molatequio-quimica-e-334466/796107-abordagem-ludica-e-adaptativa-no-ensino-sobre-elementos-quimicos-com-estudantes-de-aprendizagem-tipica-e-atipica/ Acesso em: 18 de abr. de 2025.
RIOS, Clarice et al. Da invisibilidade à epidemia: a construção narrativa do autismo na mídia impressa brasileira. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu-SP, v. 19, n.53, p. 325-336, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=180139468009. Acesso em: 10 de fev. de 2025.
RODRIGUES, Amanda Séllos. Percepções dos profissionais atuantes na APAE itabirito sobre o ensino de Ciências Naturais para crianças com Transtorno do Espectro Autista. 2019.Orientadora: Dra. Luciana Hoffert Castro Cruz. 134f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
RODRIGUES, Rômullo Ronne Pereira. Pedro e o Poder da Inclusão: O Ensino de Ciências para alunos de Ensino Fundamental diagnosticados no espectro Autista usando narrativas heroicas. Orientador: Dr. Diemerson Saquetto. 2020. 95 f. Dissetação (Mestrado)- Profqui, Instituto Federal do Espírito Santo, Vila Velha, 2020.
RODRIGUES, Michele Mello Ferreira. Sexualidade e síndrome de asperger: reflexões para o ensino de ciências. Orientadora: Dra. Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez. 2021. 131f. Dissertação (Mestrado)-Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista brasileira de educação, Rio de Janeiro, v. 12, n.36. p. 474-492, set./dez. 2007.
SANTOS, Lucas Manoel Lima et al. O ensino de ciências e biologia na Base Nacional Comum Curricular: uma análise a partir dos pressupostos teóricos da educação CTS. Revista Triângulo, Uberaba-MG, v. 14, n. 3, p. 94-112, 2021. Disponível em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/555. Acesso em: 15 de fev. de 2025.
SILVA, Karolina Martins Almeida. Abordagem CTS no Ensino Médio: Um estudo de caso da prática pedagógica de professores de Biologia. Dissertação de mestrado. Orientadora: Dra. Marilda Shuvartz. 2010. 161 f. (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.
SILVA, Viviana Freitas. A presença de alunos autistas em salas regulares, a aprendizagem de ciências e a alfabetização científica: percepções de professores a partir de uma pesquisa fenomenológica. 2016. 187f. Dissertação (Mestrado), Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Bauru, 2016.
SOUSA, Bruce Lorran Carvalho Martins de. A mochila sensorial de ciências: o uso de recursos didáticos adaptados e adequados no ensino de ciências para estudantes com transtorno do espectro autista (TEA). Orientador: Dr. Delano Moody Simões da Silva. 2020. 110f. Dissertação (Mestrado)- Ensino de Ciências, Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A formação social da mente. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra.1.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
WEIRICH, Natália Romano. Trabalho colaborativo entre o professor de AEE e o professor de ciências na perspectiva de inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro autista. Orientadora: Dra. Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez. 2021. 157f. Dissertação (Mestrado) - Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Educação Especial

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).


