Inclusão escolar e concepções docentes: do desejo idealizado

Luise Bertoldo Quatrin, Hedioneia Maria Foletto Pivetta

Resumo


A ampliação do processo educacional no Brasil possibilitou, nos últimos anos, a inclusão de crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais (PNE) em classes regulares de ensino. Esta pesquisa foi realizada numa escola da rede estadual de ensino de Santa Maria, RS com o objetivo de identificar e analisar quais as concepções docentes acerca da inclusão escolar, além de identificar as maiores dificuldades enfrentadas pelos professores no trabalho com crianças e adolescentes PNE na classe especial e regular de ensino da referida escola. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de um questionário adaptado a 11 professores. A análise dos dados deu-se de maneira descritiva a partir dos dados contidos no questionário utilizado como instrumento de pesquisa. A partir disso, identificou-se que as concepções dos professores a respeito da inclusão escolar denotam a relevante contradição entre as proposições teóricas, idealizadas da inclusão escolar e a realidade em sala de aula. Os professores apresentaram concepções claras, concisas e reais sobre a inclusão escolar, pois ao mesmo tempo em que consideram relevante e vêem de maneira positiva a inclusão sentem-se despreparados, alguns descrentes e outros desafiados. O contraste das políticas inclusivas Nacionais com a realidade da escola pesquisada é bastante significativo, o que revela a fragilidade das políticas existentes.

Palavras-chave: Concepções. Inclusão Escolar. Educação.


Palavras-chave


Views; School Inclusion; Education.

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ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

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