Ensino de sentenças e responder sequencial: efeitos sobre a memória operacional e consciência sintática em uma criança com implante coclear

efectos sobre la memoria de trabajo y la conciencia sintáctica en un niño con implante coclear

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X74128

Palavras-chave:

Educação Especial; , DesDenvolvimento da linguagem;, Ensino baseado em equivalência.

Resumo

O responder sequencial, enquanto processo comportamental básico, está nas bases da produção de sentenças, consciência sintática (CS) e memória operacional (MO). O presente estudo avaliou se um programa de ensino de sentenças poderia melhorar os escores em MO e CS, e a porcentagem de acertos nas tarefas de produtividade semântica e sintática, em uma criança com deficiência auditiva e implante coclear (IC) que era leitora. O programa de ensino era computadorizado, aplicado remotamente e baseado em equivalências entre estímulos auditivos, textuais e figuras. Foram usados três conjuntos de sentenças, com diferentes níveis de complexidade, organizados por matrizes. Em cada conjunto, o participante aprendeu a emparelhar figuras às sentenças ditadas e a construir sentenças escritas sob ditado. Sondas sistemáticas avaliavam a porcentagem de acertos em tarefas de escrita, leitura e nomeação de figuras, para sentenças ensinadas e recombinadas; a MO e a CS também foram mensuradas por meio de testes de Dígitos (DG), Sequência de Números e Letras (SNL), Cubos de Corsi (CC) e Prova de Consciência Sintática (PCS). Após o ensino, o participante aumentou a porcentagem de acertos nas tarefas de produtividade semântica e sintática, e nos escores em subtestes de MO. Os efeitos do ensino de sentenças sobre as medidas de MO e CS, em crianças que usam IC, ainda precisam ser melhor elucidados.

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Biografia do Autor

Matheus Yoshimi Shibukawa, Universidade Metropolitana de Santos

Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP/Bauru-SP), pós-graduado em Neuropsicológica Clínica (Faculdade Censupeg) e Psicologia Comportamental e Cognitiva (Faculdade Dom Alberto) e graduação em Psicologia (Faculdade Anhanguera).

Anderson Jonas das Neves, Universidade Estadual Paulista

Professor, pós-doutor em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Leandra Tabanez do Nascimento Silva, Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais

Fonoaudióloga da Seção de Implante Coclear do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais

Ana Claudia Moreira Almeida-Verdu, Universidade Estadual Paulista

Professora Doutora da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, SP, Brasil.

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Publicado

2024-11-25

Como Citar

Shibukawa, M. Y., Neves, A. J. das, Silva, L. T. do N., & Almeida-Verdu, A. C. M. (2024). Ensino de sentenças e responder sequencial: efeitos sobre a memória operacional e consciência sintática em uma criança com implante coclear: efectos sobre la memoria de trabajo y la conciencia sintáctica en un niño con implante coclear. Revista Educação Especial, 37(1), e35/1–28. https://doi.org/10.5902/1984686X74128