<b>HABILIDADES SOCIAIS EM ALUNOS COM RETARDO MENTAL: ANÁLISE DE NECESSIDADES E CONDIÇÕES </b>
Resumo
O conceito funcional de retardo mental destaca a necessidade de desenvolvimento das condutas adaptativas dessa clientela, principalmente habilidades de relacionamento. Este estudo buscou caracterizar o repertório interpessoal de 18 alunos de duas classes de uma Instituição para deficientes mentais e as diferenças entre essas duas classes em termos de condições existentes para desenvolvê-lo, considerando: objetivos e expectativas do professor, procedimentos, materiais, conteúdos e contexto físico da classe. Os dados, obtidos por observação direta, documentos da escola e inventários respondidos pelas duas professoras foram objeto de análise qualitativa e quantitativa e mostraram que: a) as condições educativas eram, ou poderiam ser, favoráveis à promoção de habilidades sociais, porém pouco exploradas pelas professoras; b) os procedimentos das professoras eram as condições mais visíveis e críticas mas geralmente restritivas das habilidades sociais dos alunos; c) a qualidade das interações professora-alunos parecia variar de acordo com habilidades sociais educativas das professoras; d) os colegas ofereciam condições importantes para a promoção dessas habilidades. Discute-se questões práticas e de pesquisa nessa área.
Palavras-chave: ensino especial, retardo mental, habilidades sociais
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).