<b>Inclusão de alunos portadores de necessidades educativas especiais na rede regular de ensino: primeiras aproximações a partir de Michel Foucault </b>

Autores

  • Ricardo Luiz de Bittencour Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, Santa Catarina

Resumo

Este ensaio acadêmico se propõe a refletir sobre a inclusão de alunos portadores de necessidades educativas especiais no ensino regular tomando por base os estudos de Foucault. Para tanto, discute-se a constituição do sujeito na modernidade bem como os saberes “psi” que tornam inteligíveis o conceito de anormal. Nessa direção a escola, enquanto instituição de seqüestro assume e produz novos discursos de inclusão que contribuem para o apagamento e silenciamento das diferenças, além do fortalecimento da ilusão de que todos são iguais.

Palavras-chave: Inclusão. Psicopedagogia. (A)normalidade.

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Como Citar

de Bittencour, R. L. (2011). <b>Inclusão de alunos portadores de necessidades educativas especiais na rede regular de ensino: primeiras aproximações a partir de Michel Foucault </b>. Revista Educação Especial, (26), 83–90. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4401

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua