O processo educacional de estudante com deficiência visual: uma análise dos estudos de teses na temática

Marcia Rosa Uliana, Mól Souza Gerson

Resumo


Opropósito do estudo relatado neste foi inventariar e discutir as teses quetiveram como objeto de estudo o processo educacional de estudante comdeficiência visual no território brasileiro. Para tanto, foi realizada umapesquisa de cunho bibliográfico, numa abordagem qualitativa, que teve como fontede dados 50 resumos de teses, localizadas em bancos de teses disponíveis on-line, que abordavam questõesrelacionadas ao processo educacional de estudante com deficiência visual. Nesteartigo apresentamos e discutimos alguns aspectos gerais dessas teses: instituiçõesdo curso de pós-graduação; nomes dos programas; abordagem da pesquisa;instrumentos de coletas de dados; objetivos das pesquisas; sujeitos envolvidos;e áreas de conhecimento desses estudos. Contudo, nossos principais elementos deanálises foram os focos temáticos de estudo dentro dos processos educacionais envolvendoestudante com deficiência visual e os resultados obtidos com tais pesquisas. Osaspectos investigados nos levaram a concluir que apesar dos alunos comdeficiência visual serem tão capazes como os demais, não estão vivenciandoprocessos de inclusão eficientes, visto que lhes faltam livros didáticos embraille, materiais didáticos adaptados, estruturas físicas adequadas às suasnecessidades, professores que conheçam suas particularidades e planejem aulas utilizandorecursos essenciais para a real inclusão. No entanto, apesar de algumas tesesapresentarem ações exitosas na formação de professores aptos favorecerem a inclusãode estudantes deficientes visuais, uma boa parte delas alertam para o fato de quea maioria dos professores não se mostram preparados para a inclusão de alunoscom deficiência visual nas escolas da Educação Básica.

Palavras-chave


Deficiência visual; Processo educacional; Tese

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X20289

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

Periodicidade – Publicação contínua


O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________