Motivação e docência no Esino Especial: um estudo com professoras do Distrito Federal

Autores

  • Carlos Manoel Lopes Rodrigues Universidade Católica de Brasília Universidade de Brasília http://orcid.org/0000-0002-5188-7110
  • Karem Kolarik Faculdade Projeção
  • Yasminne Cristina Alves Bomfim Faculdade Projeção
  • Ana Carolina da Silva Faculdade Projeção
  • Ane Caroline da Silva Faculdade Projeção
  • Ana Luzia de Queiroz Cunha Guimarães Faculdade Projeção

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X19964

Palavras-chave:

Trabalho Docente, Educação Especial, Motivação

Resumo

O estudo da motivação no trabalho é tema recorrente, mas pouco explorado em relação a motivação do professor e, em menor grau ainda, em um contexto laboral tão peculiar quanto a educação especial. Tendo em vista a relevância social do trabalho docente nesta modalidade de ensino e suas especificidades, este estudo objetivou a investigação da motivação e seus fatores condicionantes de docentes do ensino especial. Participaram pesquisa 33 professoras de ensino especial da rede pública do Distrito Federal, respondendo a Medida de Motivação no Trabalho, composta por seções que avaliam três dimensões componentes da motivação para trabalhar: Seção I avaliando a valência (o que é valorizado pelo indivíduo); Seção II direcionada a avaliação da instrumentalidade (percepção do trabalho como forma de alcançar seus objetivos); e Seção III mensurando a expectância (percepção de como seus esforços são recompensados pelo trabalho atual). Os Escores Gerais de Motivação obtidos para a amostra apresentaram um nível de motivação considerado alto (x= 89,36), entretanto os escores individuais indicaram uma variação significativa (s = 20,70; s2 = 428,50), e quando agrupadas as participantes por nível obteve-se 60,61% de escores altos; 36,36% de escores mediados e 3,03% de escores baixos.  A análise detalhada dos escores por seções e itens do instrumento indicou que os altos níveis de motivação das participantes sofre influência negativa das condições de trabalho. A avaliação dos itens relacionados a autonomia, a relação com chefias e a participação nas decisões da organização, apresentaram maior potencial de diminuição da motivação global destas profissionais.

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Biografia do Autor

Carlos Manoel Lopes Rodrigues, Universidade Católica de Brasília Universidade de Brasília

Mestrando em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília; Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia;Especialista em Educação; Professor da Universidade Católica de Brasília.

Karem Kolarik, Faculdade Projeção

Pedagoga e  Especialista em Docência do Ensino Superior e em Educação a Distância. Professora da Escola de Formação de Professores da Faculdade Projeção.

Yasminne Cristina Alves Bomfim, Faculdade Projeção

Discente do curso de Administração da Faculdade Projeção.

Ana Carolina da Silva, Faculdade Projeção

Discente do curso de Administração da Faculdade Projeção.

Ane Caroline da Silva, Faculdade Projeção

Discente do curso de Administração da Faculdade Projeção.

Ana Luzia de Queiroz Cunha Guimarães, Faculdade Projeção

Discente do curso de Administração da Faculdade Projeção.

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Publicado

2017-04-11

Como Citar

Rodrigues, C. M. L., Kolarik, K., Bomfim, Y. C. A., da Silva, A. C., da Silva, A. C., & Guimarães, A. L. de Q. C. (2017). Motivação e docência no Esino Especial: um estudo com professoras do Distrito Federal. Revista Educação Especial, 30(57), 27–40. https://doi.org/10.5902/1984686X19964

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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