Motivação e docência no Esino Especial: um estudo com professoras do Distrito Federal
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X19964Palavras-chave:
Trabalho Docente, Educação Especial, MotivaçãoResumo
O estudo da motivação no trabalho é tema recorrente, mas pouco explorado em relação a motivação do professor e, em menor grau ainda, em um contexto laboral tão peculiar quanto a educação especial. Tendo em vista a relevância social do trabalho docente nesta modalidade de ensino e suas especificidades, este estudo objetivou a investigação da motivação e seus fatores condicionantes de docentes do ensino especial. Participaram pesquisa 33 professoras de ensino especial da rede pública do Distrito Federal, respondendo a Medida de Motivação no Trabalho, composta por seções que avaliam três dimensões componentes da motivação para trabalhar: Seção I avaliando a valência (o que é valorizado pelo indivíduo); Seção II direcionada a avaliação da instrumentalidade (percepção do trabalho como forma de alcançar seus objetivos); e Seção III mensurando a expectância (percepção de como seus esforços são recompensados pelo trabalho atual). Os Escores Gerais de Motivação obtidos para a amostra apresentaram um nível de motivação considerado alto (x= 89,36), entretanto os escores individuais indicaram uma variação significativa (s = 20,70; s2 = 428,50), e quando agrupadas as participantes por nível obteve-se 60,61% de escores altos; 36,36% de escores mediados e 3,03% de escores baixos. A análise detalhada dos escores por seções e itens do instrumento indicou que os altos níveis de motivação das participantes sofre influência negativa das condições de trabalho. A avaliação dos itens relacionados a autonomia, a relação com chefias e a participação nas decisões da organização, apresentaram maior potencial de diminuição da motivação global destas profissionais.
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