As possibilidades da inclusão do aluno surdo no curso de Ciências Biológicas

Autores

  • Tatiane Aparecida Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Luiz Antonio Silva Universidade Federal de Goiânia
  • Vanessa Suzuki Kataguiri Universidade Federal de Uberlândia
  • Deicy Lorrane Rodrigues Araujo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X19139

Palavras-chave:

Biological Sciences, Inclusive Education, Deaf.

Resumo

As dificuldades ou limitações na educação dos surdos sempre foram motivos de inquietações, principalmente quando se trata de incluir estes alunos no espaço acadêmico. A falta de conhecimento sobre as diferenças que separam ouvintes e surdos ainda é um tabu para as pessoas que não participam de sua cultura ou forma de comunicação. Pensando neste momento de interação é que esta pesquisa objetivou avaliar as condições e as necessidades de um aluno surdo durante as aulas teóricas e práticas do Curso de Ciências Biológicas UFU-FACIP. Participaram da pesquisa setenta e cinco discentes, dez docentes e quatro técnicos do Curso de Ciências Biológicas UFU- FACIP e cursos associados. Os resultados da pesquisa apontam aspectos importantes sobre o pouco conhecimento e convivência dos discentes, docentes e técnicos em relação aos surdos, o que torna essa interação uma novidade na Universidade. Concluindo assim que estes apresentaram grandes dificuldades para descrever o impacto da interação com um aluno surdo em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Aparecida Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) de Uberlândia. Pós Graduanda do Programa de Pós-Graduação em Tradução/Interpretação e Docência de Libras pela Instituição Educacional Uníntese de Santo Ângelo-RS.

Luiz Antonio Silva, Universidade Federal de Goiânia

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Rio Verde-UNIRV. Pós Graduado em Práticas Docentes e Gestão na Educação Básica pelo Instituto superior de Educação Almeida Rodrigues (ISEAR) Rio Verde-GO e Pós Graduando em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) de Goiânia-GO.

Vanessa Suzuki Kataguiri, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Entomologia pela Universidade de São Paulo, professora na Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia-MG.

Downloads

Publicado

2016-08-09

Como Citar

Silva, T. A., Silva, L. A., Kataguiri, V. S., & Araujo, D. L. R. (2016). As possibilidades da inclusão do aluno surdo no curso de Ciências Biológicas. Revista Educação Especial, 29(55), 385–398. https://doi.org/10.5902/1984686X19139

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua