As possibilidades da inclusão do aluno surdo no curso de Ciências Biológicas

Tatiane Aparecida Silva, Luiz Antonio Silva, Vanessa Suzuki Kataguiri, Deicy Lorrane Rodrigues Araujo

Resumo


As dificuldades ou limitações na educação dos surdos sempre foram motivos de inquietações, principalmente quando se trata de incluir estes alunos no espaço acadêmico. A falta de conhecimento sobre as diferenças que separam ouvintes e surdos ainda é um tabu para as pessoas que não participam de sua cultura ou forma de comunicação. Pensando neste momento de interação é que esta pesquisa objetivou avaliar as condições e as necessidades de um aluno surdo durante as aulas teóricas e práticas do Curso de Ciências Biológicas UFU-FACIP. Participaram da pesquisa setenta e cinco discentes, dez docentes e quatro técnicos do Curso de Ciências Biológicas UFU- FACIP e cursos associados. Os resultados da pesquisa apontam aspectos importantes sobre o pouco conhecimento e convivência dos discentes, docentes e técnicos em relação aos surdos, o que torna essa interação uma novidade na Universidade. Concluindo assim que estes apresentaram grandes dificuldades para descrever o impacto da interação com um aluno surdo em sala de aula.


Palavras-chave


Biological Sciences; Inclusive Education; Deaf.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X19139

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOI10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

Periodicidade – quadrimestral

Primeiro quadrimestre, jan./abr., limite para publicar a edição 30 abril.

Segundo quadrimestre, maio/ago., limite para publicar a edição 31 agosto.

Terceiro quadrimestre, set./dez., limite para publicar a edição 31 dezembro.

Os dizeres acima dizem respeito somente à data de publicação da edição e não ao envio de artigos.

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação. Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________