A história da educação de alunos com surdez: ampliação de possibilidades?

Autores

  • Samara Rodrigues Cruz Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
  • Doracina Aparecida Castro Araujo Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X18832

Palavras-chave:

História. Surdez. Língua de Sinais.

Resumo

A história dos surdos é marcada por embates e discussões entorno da luta pelo direito de viver como cidadão na sociedade, utilizando a linguagem que melhor lhes convêm, com debates e defesas em diferentes concepções teóricas, conforme se encontra na trajetória histórica das pessoas com surdez. Para ampliar a compreensão sobre esses estudos, faz-se necessário conhecer abordagens que norteiam as pesquisas sobre essa temática para compreender, na atualidade, as questões referentes aos surdos no Brasil. Para atingir esse objetivo, definiu-se pela pesquisa bibliográfica, considerando os principais fatos ocorridos e as contribuições que teóricos e estudiosos do assunto deram no decorrer da história das pessoas surdas. Os resultados indicam que durante muito tempo o Sinal foi proibido para os surdos pelo fato de ser considerado inferior e os surdos incapazes de viver em sociedade. Os métodos de ensino e as práticas realizadas foram submetidos ao fator linguístico e abordados com o objetivo de sustentar a defesa da linguagem oral ou a língua de sinais. Mas atualmente têm se instaurado uma nova proposta de ensino, por meio do bilinguismo, que segundo estudiosos corresponde melhor às necessidades do aluno surdo. Dessa forma sustenta-se a relevância de realizar estudos sobre a surdez, para contribuir com a educação dos surdos em diferentes contextos. Conclui-se que as possibilidades sociais, mais especificamente, as educacionais, da comunidade surda foram ampliadas, considerando as conquistas de pessoas com outros tipos de deficiência. Essas conquistas se deram principalmente pela união estabelecida entre eles, por meio de ações da comunidade surda brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samara Rodrigues Cruz, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Estudante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional (GEPPE).

Doracina Aparecida Castro Araujo, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional (GEPPE).

Downloads

Publicado

2016-08-09

Como Citar

Cruz, S. R., & Castro Araujo, D. A. (2016). A história da educação de alunos com surdez: ampliação de possibilidades?. Revista Educação Especial, 29(55), 373–384. https://doi.org/10.5902/1984686X18832

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua