<b>O professor e aluno com altas habilidades e superdotação: relações de saber e poder que permeiam o ensino</b>
Palavras-chave:
Education, Students With High Abilities, Knowledge and Power.Resumo
Sendo os sujeitos da educação o professor e o aluno, observa-se a relação de poder e saber que se estabelecem entre ambos no processo de ensino tendo como foco os alunos portadores de altas habilidades. Posto que o aluno historicamente ocupa o lugar do aluno, compreende-se que a fonte do saber e do conhecimento aparece histórica e culturalmente na figura do professor. Os alunos com altas habilidades e superdotação muitas vezes põe em prova o conhecimento e autoridade do professor estabelecendo uma relação de conflito entre o poder disciplinar e o saber, assim utiliza-se Foucault para esclarecer esta relação entre o saber e o poder que historicamente permeiam e rege nossa vida social, moral, ética e educacional.Palavras-chave: Educação. Alunos com Altas Habilidades/Superdotação. Relações de Saber e Poder.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).