<b>O professor e aluno com altas habilidades e superdotação: relações de saber e poder que permeiam o ensino</b>

Autores

  • Giovana Mattei Universidade de Passo Fundo

Palavras-chave:

Education, Students With High Abilities, Knowledge and Power.

Resumo

Sendo os sujeitos da educação o professor e o aluno, observa-se a relação de poder e saber que se estabelecem entre ambos no processo de ensino tendo como foco os alunos portadores de altas habilidades. Posto que o aluno historicamente ocupa o lugar do aluno, compreende-se que a fonte do saber e do conhecimento aparece histórica e culturalmente na figura do professor. Os alunos com altas habilidades e superdotação muitas vezes põe em prova o conhecimento e autoridade do professor estabelecendo uma relação de conflito entre o poder disciplinar e o saber, assim utiliza-se Foucault para esclarecer esta relação entre o saber e o poder que historicamente permeiam e rege nossa vida social, moral, ética e educacional.

Palavras-chave: Educação. Alunos com Altas Habilidades/Superdotação. Relações de Saber e Poder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Mattei, G. (2013). <b>O professor e aluno com altas habilidades e superdotação: relações de saber e poder que permeiam o ensino</b>. Revista Educação Especial, 21(31). Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/11

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua