Sobre ensinar/aprender pintura a partir de imagens outras
DOI :
https://doi.org/10.5902/2595523347053Mots-clés :
Pintura, ensino, aprendizagem, visualidades, ateliê.Résumé
O presente texto deriva de uma experiência com o ensino e aprendizagem em pintura desenvolvida através da pesquisa de Doutorado em Artes Visuais, na Linha de Pesquisa Ensino das Artes Visuais na Universidade do Estado de Santa Catarina. Esta investigação tem por objetivo estudar os processos de formação de artistas pintores(as) inseridos no contexto em que as informações visuais transitam através de diferentes mídias e mediações interculturais hoje. Compreendem-se os aparatos de produção de imagem como agentes de visualidade, capazes de afetar nossas subjetividades. Desta forma, aborda-se desde as metodologias operativas desenvolvidas no espaço da aula em um ateliê de pintura, bem como, a articulação entre teoria e prática, associados ao “fazer” e ao “saber artístico”. O texto ancora-se principalmente em Lampert (2018), Hooks (2013), e Dewey (2010).
Téléchargements
Références
BLANCA, Rosa Maria. Arte a partir de uma perspectiva queer / Arte desde lo queer. 2011. 396 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas). Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2011.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade/ Bell Hooks; São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
LAMPERT, Jociele. O ateliê de pintura como um laboratório de ensino e aprendizagem em Artes Visuais. Porto Arte: Revista de Artes Visuais. Porto Alegre: PPGAV-UFRGS, v. 23, n. 39, p.1-9, Jul-dez. 2018
ORTEGA, F. O corpo incerto. Corporeidade, tecnologias médicas e cultura contemporânea. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.
SONTAG, Susan. Contra interpretação. 1987 Editora L&Pm.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. 2004. Editora companhia das letras.
Téléchargements
Publiée
Versions
- 2022-03-04 (3)
- 2022-03-02 (2)
- 2020-07-20 (1)
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).