Introdução de indígenas e quilombolas aos ambientes digitais de ensino da universidade

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2448190467948

Mots-clés :

inclusão digital, educação, indígenas, quilombolas

Résumé

Este trabalho busca analisar os obstáculos enfrentados por alunos indígenas e quilombolas da OMITIDO PARA REVISÃO CEGA referente à realização de tarefas acadêmicas durante a pandemia de COVID-19. Com a adesão às atividades remotas, diversos alunos dessas comunidades enfrentaram problemas por não terem acesso às plataformas de estudo. Por isso, criou-se um canal de diálogo entre os alunos indígenas/quilombolas, membros do Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade e grupo PET Computação da OMITIDO PARA REVISÃO CEGA, a fim de investigar os desafios encontrados pelos alunos, além de auxiliar no uso de ferramentas digitais da OMITIDO PARA REVISÃO CEGA. Por fim, propõem-se a criação de auxílios para a viabilização de recursos aos alunos que não possuem acesso a tecnologias.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Gerônimo Gallarreta Zubiaurre Lemos, Universidade Federal de Pelotas

Aluno de Graduação do curso de Ciência da Computação na Universidade Federal de Pelotas

Références

Aguilar, A. (2012). Identidade/diversidade cultural no ciberespaco: praticas informacionais e de inclus? o digital nas comunidade indigenas no brasil.Informacão &Sociedade, 22(1)

Babrosa, O. L. and da Cunha, P. G. M. (2020). Pandemia e a precarizacão do direito aoacesso à educacão.Revista Pet Economia UFES, 1(1):33–36

Grossi, M. G. R., da Costa, J. W., and dos Santos, A. J. (2013). A exclusãoo digital: o reflexo da desigualdade social no brasil.Nuances: estudos sobre Educacão, 24(2):68–85

Jaeger, P. T., Bertot, J. C., Thompson, K. M., Katz, S. M., and DeCoster, E. J. (2012). Theintersection of public policy and public access: Digital divides, digital literacy, digital inclusion, and public libraries.Public library quarterly, 31(1):1–20.

Nascimento, P. M., Ramos, D. L., Melo, A. A. S. d., and Castioni, R. (2020). Acessodomiciliar à internet e ensino remoto durante a pandemia.

Organization, W. H. et al. (2020). Considerations in adjusting public health and social measures in the context of covid-19: interim guidance, 16 april 2020. Technical report,World Health Organization

Selleri, F., Januário, E., Silva, G. S., de Oliveira, C. Q., do Nascimento, E. R., and Azevedo, I. M. (2013). Inclusão digital em escolas e comunidades indígenas. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 1, page 437.

Téléchargements

Publié-e

2021-11-17

Comment citer

Lemos, G. G. Z., Alves, B. C., dos Santos, H. F. M., de Menezes, G. L., & da Rosa Júnior, L. S. (2021). Introdução de indígenas e quilombolas aos ambientes digitais de ensino da universidade. Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette, 5(3), 75–81. https://doi.org/10.5902/2448190467948

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s