Introdução de indígenas e quilombolas aos ambientes digitais de ensino da universidade
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448190467948Palabras clave:
inclusão digital, educação, indígenas, quilombolasResumen
Este trabalho busca analisar os obstáculos enfrentados por alunos indígenas e quilombolas da OMITIDO PARA REVISÃO CEGA referente à realização de tarefas acadêmicas durante a pandemia de COVID-19. Com a adesão às atividades remotas, diversos alunos dessas comunidades enfrentaram problemas por não terem acesso às plataformas de estudo. Por isso, criou-se um canal de diálogo entre os alunos indígenas/quilombolas, membros do Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade e grupo PET Computação da OMITIDO PARA REVISÃO CEGA, a fim de investigar os desafios encontrados pelos alunos, além de auxiliar no uso de ferramentas digitais da OMITIDO PARA REVISÃO CEGA. Por fim, propõem-se a criação de auxílios para a viabilização de recursos aos alunos que não possuem acesso a tecnologias.Descargas
Citas
Aguilar, A. (2012). Identidade/diversidade cultural no ciberespaco: praticas informacionais e de inclus? o digital nas comunidade indigenas no brasil.Informacão &Sociedade, 22(1)
Babrosa, O. L. and da Cunha, P. G. M. (2020). Pandemia e a precarizacão do direito aoacesso à educacão.Revista Pet Economia UFES, 1(1):33–36
Grossi, M. G. R., da Costa, J. W., and dos Santos, A. J. (2013). A exclusãoo digital: o reflexo da desigualdade social no brasil.Nuances: estudos sobre Educacão, 24(2):68–85
Jaeger, P. T., Bertot, J. C., Thompson, K. M., Katz, S. M., and DeCoster, E. J. (2012). Theintersection of public policy and public access: Digital divides, digital literacy, digital inclusion, and public libraries.Public library quarterly, 31(1):1–20.
Nascimento, P. M., Ramos, D. L., Melo, A. A. S. d., and Castioni, R. (2020). Acessodomiciliar à internet e ensino remoto durante a pandemia.
Organization, W. H. et al. (2020). Considerations in adjusting public health and social measures in the context of covid-19: interim guidance, 16 april 2020. Technical report,World Health Organization
Selleri, F., Januário, E., Silva, G. S., de Oliveira, C. Q., do Nascimento, E. R., and Azevedo, I. M. (2013). Inclusão digital em escolas e comunidades indígenas. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 1, page 437.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista ComInG.
Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
A carta de direitos autorais deve ser enviada para o e-mail coming@inf.ufsm.br
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.
ENGLISH
Manuscripts accepted and published are the property of the journal ComInG.
The originals must be accompanied by documentation of copyright transfer containing the signature of the authors.
You may not submit full or partial manuscript to another journal. The responsibility of the article's content is exclusive of the authors.
You may not translating into another language without the written permission of the Editor after consultation with the Editorial Board.