Desenvolvimento do Pensamento Computacional através da Criação de Aplicativos
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448190462022Palabras clave:
MIT App Inventor, Pensamento Computacional,Resumen
Este trabalho apresenta os processos para a construção do curso de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, utilizando o MIT App Inventor. O objetivo do curso foi introduzir o pensamento computacional nos alunos envolvidos de forma criativa, utilizando o próprio celular para o desenvolvimento de aplicações, estimulando-os, com os conteúdos abordados, a resolver problemas de seu cotidiano. Este artigo apresenta toda a fundamentação teórica utilizada para a construção, metodologia de ensino e avaliação aplicados no curso, o trabalho apresenta também os desafios enfrentados no ensino devido à pandemia de Covid-19 e, por fim, discute os resultados obtidos pelo curso, através do formulário de autoavaliação aplicado aos estudantes.
Descargas
Citas
Barcelos, Thiago Schumacher e Silveira, I. F. (2012). Pensamento computacional e edu-cação matemática: Relações para o ensino de computação na educação básica. InXX Workshop sobre Educação em Computação, Curitiba. Anais do XXXII CSBC, vo-lume 2, page 23.
BRASSCOM (2012). Índice brasscom de convergência digital.https://brasscom.org.br/wp-content/uploads/2017/08/ibcd_2012.pdf, Acesso em27/09/2020.
Finizola, A. B., Raposo, E. H. S., Pereira, M. B. P. N., Gomes, W. S., de Araújo, A. L.S. O., and Souza, F. V. C. (2014). O ensino de programação para dispositivos móveisutilizando o mit-app inventor com alunos do ensino médio. InAnais do Workshop deInformática na Escola, volume 20, page 337.
França, Rozelma e Tedesco, P. (2015). Desafios e oportunidades ao ensino do pensamentocomputacional na educação básica no brasil. InAnais dos Workshops do CongressoBrasileiro de Informática na Educação, volume 4, page 1464.
Freire, P. (2002).Peregrinações: os Garros. letos em Ijuí.
Gomes, T. C. and de Melo, J. C. (2013). App inventor for android: Uma nova possibili-dade para o ensino de lógica de programação. InAnais dos Workshops do CongressoBrasileiro de Informática na Educação, volume 2.
Pinto, S. C. C. d. S. and Mattos, M. S. (2019). A programaçao de jogos como um instru-mento motivador da aprendizagem.Revista Espaço Pedagógico, 26(2):370–394.
SBC (2018).Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica. Disponívelem:https://www.sbc.org.br/educacao/diretrizes-para-ensino-de-computacao-na-educacao-basica.Acesso em: 28 de setembro de 2020.
Silvano, J. (2018).MAKERFÓLIO: Uma proposta para registros de experiências makerpara acompanhamento avaliativo.Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).
Wing, J. M. (2006). Computational thinking.Communications of the ACM, 49(3):33–35.
Wing, J. M. (2011). Research notebook: Computational thinking—what and why.Thelink magazine, 6.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista ComInG.
Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
A carta de direitos autorais deve ser enviada para o e-mail coming@inf.ufsm.br
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.
ENGLISH
Manuscripts accepted and published are the property of the journal ComInG.
The originals must be accompanied by documentation of copyright transfer containing the signature of the authors.
You may not submit full or partial manuscript to another journal. The responsibility of the article's content is exclusive of the authors.
You may not translating into another language without the written permission of the Editor after consultation with the Editorial Board.