Desenvolvimento do Pensamento Computacional através da Criação de Aplicativos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448190462022

Palabras clave:

MIT App Inventor, Pensamento Computacional,

Resumen

Este trabalho apresenta os processos para a construção do curso de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, utilizando o MIT App Inventor. O objetivo do curso foi introduzir o pensamento computacional nos alunos envolvidos de forma criativa, utilizando o próprio celular para o desenvolvimento de aplicações, estimulando-os, com os conteúdos abordados, a resolver problemas de seu cotidiano. Este artigo apresenta toda a fundamentação teórica utilizada para a construção, metodologia de ensino e avaliação aplicados no curso, o trabalho  apresenta também os desafios enfrentados no ensino devido à pandemia de Covid-19 e, por fim, discute os resultados obtidos pelo curso, através do formulário de autoavaliação aplicado aos estudantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Karine Cunha Costa Mariquito, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Estudante de Engenharia de Controle e Automação.

Guilherme Quirino Andrade, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Estudante de Engenharia de Controle e Automação.

Túlio Santos Resende, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Estudante de Engenharia de Controle e Automação.

Érica Gomes Fernandes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Estudante de Engenharia de Controle e Automação.

Raphael Fidélis Guerson, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Estudante de Engenharia de Computação.

Gabriella Costa Dalpra, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Departamento de Computação e mecânica. Atua na área de Engenharia de Software.

Lindolpho Oliveira de Araújo Júnior, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Departamento de Eletroeletrônica. Atua na área de Engenharia Elétrica e Mecatrônica.

Citas

Barcelos, Thiago Schumacher e Silveira, I. F. (2012). Pensamento computacional e edu-cação matemática: Relações para o ensino de computação na educação básica. InXX Workshop sobre Educação em Computação, Curitiba. Anais do XXXII CSBC, vo-lume 2, page 23.

BRASSCOM (2012). Índice brasscom de convergência digital.https://brasscom.org.br/wp-content/uploads/2017/08/ibcd_2012.pdf, Acesso em27/09/2020.

Finizola, A. B., Raposo, E. H. S., Pereira, M. B. P. N., Gomes, W. S., de Araújo, A. L.S. O., and Souza, F. V. C. (2014). O ensino de programação para dispositivos móveisutilizando o mit-app inventor com alunos do ensino médio. InAnais do Workshop deInformática na Escola, volume 20, page 337.

França, Rozelma e Tedesco, P. (2015). Desafios e oportunidades ao ensino do pensamentocomputacional na educação básica no brasil. InAnais dos Workshops do CongressoBrasileiro de Informática na Educação, volume 4, page 1464.

Freire, P. (2002).Peregrinações: os Garros. letos em Ijuí.

Gomes, T. C. and de Melo, J. C. (2013). App inventor for android: Uma nova possibili-dade para o ensino de lógica de programação. InAnais dos Workshops do CongressoBrasileiro de Informática na Educação, volume 2.

Pinto, S. C. C. d. S. and Mattos, M. S. (2019). A programaçao de jogos como um instru-mento motivador da aprendizagem.Revista Espaço Pedagógico, 26(2):370–394.

SBC (2018).Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica. Disponívelem:https://www.sbc.org.br/educacao/diretrizes-para-ensino-de-computacao-na-educacao-basica.Acesso em: 28 de setembro de 2020.

Silvano, J. (2018).MAKERFÓLIO: Uma proposta para registros de experiências makerpara acompanhamento avaliativo.Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Wing, J. M. (2006). Computational thinking.Communications of the ACM, 49(3):33–35.

Wing, J. M. (2011). Research notebook: Computational thinking—what and why.Thelink magazine, 6.

Publicado

2021-05-10

Cómo citar

Mariquito, K. C. C., Andrade, G. Q., Resende, T. S., Fernandes, Érica G., Guerson, R. F., Dalpra, G. C., & Júnior, L. O. de A. (2021). Desenvolvimento do Pensamento Computacional através da Criação de Aplicativos. Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette, 5(2), 40–51. https://doi.org/10.5902/2448190462022