Desenvolvimento do Pensamento Computacional através da Criação de Aplicativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448190462022

Palavras-chave:

MIT App Inventor, Pensamento Computacional,

Resumo

Este trabalho apresenta os processos para a construção do curso de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, utilizando o MIT App Inventor. O objetivo do curso foi introduzir o pensamento computacional nos alunos envolvidos de forma criativa, utilizando o próprio celular para o desenvolvimento de aplicações, estimulando-os, com os conteúdos abordados, a resolver problemas de seu cotidiano. Este artigo apresenta toda a fundamentação teórica utilizada para a construção, metodologia de ensino e avaliação aplicados no curso, o trabalho  apresenta também os desafios enfrentados no ensino devido à pandemia de Covid-19 e, por fim, discute os resultados obtidos pelo curso, através do formulário de autoavaliação aplicado aos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine Cunha Costa Mariquito, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Estudante de Engenharia de Controle e Automação.

Guilherme Quirino Andrade, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Estudante de Engenharia de Controle e Automação.

Túlio Santos Resende, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Estudante de Engenharia de Controle e Automação.

Érica Gomes Fernandes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Estudante de Engenharia de Controle e Automação.

Raphael Fidélis Guerson, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Estudante de Engenharia de Computação.

Gabriella Costa Dalpra, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Departamento de Computação e mecânica. Atua na área de Engenharia de Software.

Lindolpho Oliveira de Araújo Júnior, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Departamento de Eletroeletrônica. Atua na área de Engenharia Elétrica e Mecatrônica.

Referências

Barcelos, Thiago Schumacher e Silveira, I. F. (2012). Pensamento computacional e edu-cação matemática: Relações para o ensino de computação na educação básica. InXX Workshop sobre Educação em Computação, Curitiba. Anais do XXXII CSBC, vo-lume 2, page 23.

BRASSCOM (2012). Índice brasscom de convergência digital.https://brasscom.org.br/wp-content/uploads/2017/08/ibcd_2012.pdf, Acesso em27/09/2020.

Finizola, A. B., Raposo, E. H. S., Pereira, M. B. P. N., Gomes, W. S., de Araújo, A. L.S. O., and Souza, F. V. C. (2014). O ensino de programação para dispositivos móveisutilizando o mit-app inventor com alunos do ensino médio. InAnais do Workshop deInformática na Escola, volume 20, page 337.

França, Rozelma e Tedesco, P. (2015). Desafios e oportunidades ao ensino do pensamentocomputacional na educação básica no brasil. InAnais dos Workshops do CongressoBrasileiro de Informática na Educação, volume 4, page 1464.

Freire, P. (2002).Peregrinações: os Garros. letos em Ijuí.

Gomes, T. C. and de Melo, J. C. (2013). App inventor for android: Uma nova possibili-dade para o ensino de lógica de programação. InAnais dos Workshops do CongressoBrasileiro de Informática na Educação, volume 2.

Pinto, S. C. C. d. S. and Mattos, M. S. (2019). A programaçao de jogos como um instru-mento motivador da aprendizagem.Revista Espaço Pedagógico, 26(2):370–394.

SBC (2018).Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica. Disponívelem:https://www.sbc.org.br/educacao/diretrizes-para-ensino-de-computacao-na-educacao-basica.Acesso em: 28 de setembro de 2020.

Silvano, J. (2018).MAKERFÓLIO: Uma proposta para registros de experiências makerpara acompanhamento avaliativo.Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Wing, J. M. (2006). Computational thinking.Communications of the ACM, 49(3):33–35.

Wing, J. M. (2011). Research notebook: Computational thinking—what and why.Thelink magazine, 6.

Downloads

Publicado

2021-05-10

Como Citar

Mariquito, K. C. C., Andrade, G. Q., Resende, T. S., Fernandes, Érica G., Guerson, R. F., Dalpra, G. C., & Júnior, L. O. de A. (2021). Desenvolvimento do Pensamento Computacional através da Criação de Aplicativos. Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette, 5(2), 40–51. https://doi.org/10.5902/2448190462022

Edição

Seção

Artigos PET