Simulador computacional para auxiliar no desenvolvimento de estratégias de comportamento para futebol de robôs

Fabrício Julian Carini Montenegro, Rodrigo da Silva Guerra

Resumo


O trabalho aqui apresentado trata sobre o desenvolvimento de um simulador computacional aplicado à robótica com foco no desenvolvimento de estratégias de comportamento de alto nível para futebol de robôs. O desenvolvimento de estratégias de comportamento para futebol de robôs pode ser grandemente facilitado quando desenvolvido e testado junto a um simulador. Os simuladores encontrados, entretanto, oferecem um baixo nível de abstração para manter uma compatibilidade com o hardware ou um alto nível de abstração que abre mão dessa compatibilidade. O simulador desenvolvido neste trabalho oferece um alto nível de abstração sem abrir mão da compatibilidade com o hardware. Ele permite a criação de estratégias de comportamento que podem comunicar-se tanto com o simulador quanto diretamente com um robô real. O simulador foi desenvolvido e é utilizado por uma equipe de futebol de robôs humanoides.

Palavras-chave


Futebol de robôs; Simulação computacional; Robótica

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2448190423701

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