Reprodução do papagaio charão, <i>Amazona pretrei </i>(Aves: Psittacidae) em cativeiro.
DOI:
https://doi.org/10.5902/19805098343Palavras-chave:
Reproductivity behavior, birds, Psittacidae.Resumo
O papagaio charão, Amazona pretrei (Temminck, 1830) pode ser reproduzido em cativeiro. O viveiro deve ser amplo para que o comportamento de acasalamento e reprodução seja o mais semelhante ao ambiente natural. Os casais deve ficar isolados de outros exemplares da mesma espécie e de outras aves. A alimentação deve ser colocada a uma certa altura do solo. O ninho deve ter dimensões que permitam à fêmea boas condições de oviposição e choco e, aos filhotes, proteção durante o período que ficam no ninho. A fase imatura é de aproximadamente dois anos.
Downloads
Referências
BELTON, W. A List of Birds of Rio Grande do Sul, Brasil. Iheríngia, Série Zoologia, Porto Alegre, n. 52, p. 85 - 102, 1978.
BERNARDES, A.; MACHADO, A.B.M.; RYLANDS, A.B. Fauna brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte: Fundação Biodiversitas para a Conservação da Biodiversidade Biológica, 1990. 62p.
FABICHAK, I. Como cuidar do seu papagaio. São Paulo; Nobel, 1989, 39p.
NOGUEIRA NETO, P. A criação de animais indígenas vertebrados. Peixes - Anfíbios - Repteis - Aves - Mamíferos. São Paulo: Edições Tecnapis, 1973. 327p.
RAMBO, B. A fisionomia do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Liv. Selbach, 1956. 458p. (Série: Jesuitas no Sul do Brasil, v.6).
SICK, H. Ornitologia Brasileira. 3a ed. Brasilia: Ed. Univ. Brasilia, 1988. v. 1, 481p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A CIÊNCIA FLORESTAL se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da lingua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas as autoras e aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista CIÊNCIA FLORESTAL, sendo permitida a reprodução parcial ou total dos trabalhos, desde que a fonte original seja citada.
As opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos são de sua exclusiva responsabilidade.