Aprendizagem sobre Soluções por Meio de Atividades Experimentais e Construção de Mapas Conceituais

Autores

  • Giovana Aparecida Kafer Instituto Federal Farroupilha / UNIVATES
  • Miriam Inês Marchi UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X18143

Palavras-chave:

Atividades experimentais, Mapas conceituais, aprendizagem significativa.

Resumo

A busca pela melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem no componente curricular de química justifica a necessidade de o professor utilizar diferentes estratégias pedagógicas. Este trabalho trata de uma experiência com alunos da 2ª série do Ensino Médio, do curso Técnico Integrado ao Nível Médio em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Alegrete, utilizando o laboratório de química como espaço de investigação. Os experimentos foram realizados para abordar os assuntos de solubilidade e concentração de soluções. Os mapas conceituais aplicados nos períodos pré e pós-atividade tiveram por objetivo verificar o conhecimento dos alunos sobre o tema abordado, comparando-se ambos no desfecho das atividades. A metodologia permitiu perceber a interferência do ensino formal quando se pretende mediar aprendizagens por descoberta e em que medida a experimentação pode tornar a aprendizagem significativa. A partir das metodologias empregadas, foi possível constatar um crescimento potencial dos conceitos relacionados às soluções, evidenciando que a metodologia utilizada proporcionou uma aprendizagem significativa.

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Publicado

2016-01-31

Como Citar

Kafer, G. A., & Marchi, M. I. (2016). Aprendizagem sobre Soluções por Meio de Atividades Experimentais e Construção de Mapas Conceituais. Ciência E Natura, 38(1), 544–553. https://doi.org/10.5902/2179460X18143

Edição

Seção

Ensino

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