Avaliação do Rendimento Escolar dos Alunos da Primeira Série do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria

Autores

  • Mauricio Ramos Lutz PPG em Estatística e Modelagem Quantitativa/CCNE
  • Luciane Flores Jacobi Flores Jacobi Departamento de Estatística/CCNE

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X9816

Resumo

Estabelecer relações, encontrar ou propor leis explicativas é o papelpróprio da ciência. A análise multivariada, corresponde a um grandenúmero de métodos e técnicas que utilizam simultaneamente todas as variáveisna interpretação teórica do conjunto de dados obtidos, sendo o métodoescolhido para trabalhar com os dados, a análise de medidas repetidas.Os dados coletados, pertencem a 61 alunos matriculados regularmente naprimeira série do Ensino Médio do Colégio Técnico Industrial de SantaMaria e analisados pelo programa computacional Statistica 7.0, cuja finalidadeé verificar se a origem educacional influencia nas notas, se o rendimentoescolar entre os gêneros são equivalentes e, ainda, investigar se asdisciplinas, pelas notas médias formam grupos. Realizada esta análise, verificou-se que não há diferenciação entre os tipos de escola, mas sim, entrealgumas disciplinas. Observou-se ainda que as alunas possuem um desempenhosignificativamente superior ao dos alunos, em todas as disciplinasindependentes da escola de origem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-12-10

Como Citar

Lutz, M. R., & Jacobi, L. F. J. F. (2007). Avaliação do Rendimento Escolar dos Alunos da Primeira Série do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria. Ciência E Natura, 29(2), 43–52. https://doi.org/10.5902/2179460X9816