Um Exercício Didático de Classificação Digital de Imagens

Autores

  • Attilio Antonio Disperati UNICENTRO/PR
  • Emerson Servello UNICENTRO/PR
  • Paulo Costa de Oliveira Filho UNICENTRO/PR

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X9810

Resumo

A disponibilidade de imagens digitais e de softwares gratuitos deprocessamento digital de imagens facilita o aprendizado acadêmico de interpretação/classificação de imagens, mas os métodos atuais de ensino devemdisponibilizar exercícios que tornem o aprendizado mais eficiente. Opresente exercício proposto utiliza uma imagem colorido normal, que éfácil e rápida de ser interpretada visualmente, de ser segmentada e classificadaatravés de diferentes algoritmos computacionais. A necessidade deinterpretação visual da imagem através da digitalização, via monitor de vídeo,adiciona um fator ainda mais motivador no aprendizado. A análise dos resultadosobtidos integrou aspectos qualitativos e quantitativos, seguida deanálise dos aspectos positivos e negativos do exercício. Após a sua efetivação,o acadêmico estará mais apto para processar imagens satelitárias ou mesmoimagens digitais de fotografias aéreas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-06-16

Como Citar

Disperati, A. A., Servello, E., & de Oliveira Filho, P. C. (2008). Um Exercício Didático de Classificação Digital de Imagens. Ciência E Natura, 30(1), 99–109. https://doi.org/10.5902/2179460X9810

Edição

Seção

Geografia