Verificação da confiabilidade estrutural de uma ponte rodoviária no estado do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X73885Palavras-chave:
Confiabilidade, Concreto protendido, Pontes, FORM, Monte CarloResumo
Este estudo trata da avaliação do índice de confiabilidade de elementos protendidos de pontes rodoviárias em relação ao estado limite último (ELU) de ruptura por flexão. Em uma ampla revisão bibliográfica de trabalhos científicos que tratam de confiabilidade estrutural de elementos estruturais protendidos de pontes rodoviárias, observa-se que poucos deles tratam especificamente da confiabilidade de vigas considerando as normas NBR 7188 de 2013 e NBR 7187 de 2021. Um modelo mecânico foi desenvolvido para o cálculo do momento resistente da viga e o Método de Monte Carlo foi utilizado para obter um conjunto de dados que representam as estatísticas da estrutura no ELU. Para obter o índice de confiabilidade B, foi utilizado o método de confiabilidade de primeira ordem (FORM). Os valores obtidos pelo método analítico são validados usando o método de simulação de Monte Carlo. Para todos os casos avaliados, o valor do índice de confiabilidade foi superior a 4.0, que é superior ao valor mínimo exigido de 3.5, mostrando que as recomendações normativas nacionais para dimensionamento de elementos de vigas garantem um nível de segurança bastante conservador.
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