Produção de material instrucional e a integração com o 2º grau: situação e perspectiva
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X26353Resumo
A partir do levantamento da realidade do ensino de Física nas escolas de 2º grau da região de Santa Maria, RS, o Grupo de Ensino de Física do Departamento de Física da UFSM, GEF, vem realizando um trabalho de integração com estas escolas, visando desenvolver um processo de ensino-aprendizagem ativo e integrado á realidade. No presente trabalho, a proposta básica do projeto de integração com o segundo grau é apresentada, o material usado é descrito e as atividades experimental possiveis de serem realizadas na atual fase do projeto são listadas. Na parte final, são tecidas considerações sobre as perspectivas fututras do projeto.Downloads
Referências
AXT, R. GUIMARÃES, V. H. & LIVI, F. P. O ensino de laboratório e a questão do equipamento: Aquisição de pacotes ou desenvolvimento local? Ciência e Cultura, Saio Paulo, 34(12): 1614-1617, 1982.
AXT, R. a GUIMARÃES, V. H. Projeto equipamento para escolas de Nível Médio, Porto Alegre, Instituto de Física UFRGS (ed. interna).
CALEGARl, E. E. Uma verificação da eficiência do ensino experiment.al para a aquisição de conceitos em física a nível de 2º grau. Monografia de Especialização. Santa Maria, Departamento de Física da UFSM, 1987.
PIVA, S. L. D. Levantamento das condições materiais de ensino de laboratório de física nas escolas de 2º grau em Santa Maria. Monografia de Especialização. Santa Maria, Departamento de Física da UFSM, 1987.
PORTO, A. V. L. Atividades experimentais para o ensino de mecânica de fluidos em nível universitário. Dissertação de Mestrado. Porto Alegre, Instituto de Física da UFRGS, 1983.
STANQUE, E. P. O professor de Física do 2º grau em Santa Maria. Monografia de Especialização. Santa Maria, Departamento de Física da UFSM, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.