Uma estratégia não-tradicional para o ensino da matemática no 3º grau

Autores

  • Angela Rocha dos Santos Instituto de Matemática, UFRJ, Rio de Janeiro, RJ.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X25478

Resumo

Desde 1983, um grupo de professores do Departamento de Métodos de Matemáticos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, preocupados em despertar vocações para pesquisa e estimular o espírito científico nos alunos de Graduação, vêm desenvolvendo um projeto de Iniciação Científica de caráter extra-curricular que se baseia no estudo por meio da formulação de modelos matemáticos.

Esta atividade é oferecida não só a alunos de Matemática mas também a alunos de outras áreas que usam a Matemática como ferramenta básica e atende tanto ao aspecto informativo quanto ao aspecto formativos da educação pois, por ter caráter predominantemente ativo, transforma o aluno de paciente em agente do processo aducativo.

Dentro do Projeto desenvolvido os modelos matemáticos são usados como forma de levar os alunos e adquirirem e/ou aprofundarem seus conehcimentos ao mesmo tempo em que reconstroem por si mesmos todas as etapas do processo criativo que levam em última análise ao desenvolvimento da Ciência.

Este projeto também fornece subsídios para que um método ativo semelhante possa ser pelo menos em parte, aplicado nos cursos regulares da Graduação, visando a melhoria da qualidade do Ensino da Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENDER, Edward A. - An Introduction to Mathematical Modeling John Wiley and Sons, Inc., 1978.

BARRETO, A.C. - Teaching as Based on Interdisciplinary Mathematical Models - Proceeding of the Fourth Intercontinental Congress of Mathematical Education.

BARRETO, A.C. - Mathematical Education Based on Interdisciplinary Mathematical Models - A Viable strategy for the Third World - Fifth International Congress of Mathematical Education.

BURGHES, D.N. e HUNTLEY, I. - Teaching Mathematical Modelling – refleetions and advice - Int. Math. Educ. Sci. Technol, 1982 vol 13, nº 6, 735-754.

FlAVELL, H. John - A Psicologia do Desenvolvimento de Jean Piaget - livraria Pioneira, Editora - São Paulo, 1975.

HABERMAN, C. - Mathematical Models - Prentice Hall - 1977.

Downloads

Publicado

1988-12-12

Como Citar

Santos, A. R. dos. (1988). Uma estratégia não-tradicional para o ensino da matemática no 3º grau. Ciência E Natura, 10(10), 13–24. https://doi.org/10.5902/2179460X25478