Uma estratégia não-tradicional para o ensino da matemática no 3º grau
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X25478Resumo
Desde 1983, um grupo de professores do Departamento de Métodos de Matemáticos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, preocupados em despertar vocações para pesquisa e estimular o espírito científico nos alunos de Graduação, vêm desenvolvendo um projeto de Iniciação Científica de caráter extra-curricular que se baseia no estudo por meio da formulação de modelos matemáticos.
Esta atividade é oferecida não só a alunos de Matemática mas também a alunos de outras áreas que usam a Matemática como ferramenta básica e atende tanto ao aspecto informativo quanto ao aspecto formativos da educação pois, por ter caráter predominantemente ativo, transforma o aluno de paciente em agente do processo aducativo.
Dentro do Projeto desenvolvido os modelos matemáticos são usados como forma de levar os alunos e adquirirem e/ou aprofundarem seus conehcimentos ao mesmo tempo em que reconstroem por si mesmos todas as etapas do processo criativo que levam em última análise ao desenvolvimento da Ciência.
Este projeto também fornece subsídios para que um método ativo semelhante possa ser pelo menos em parte, aplicado nos cursos regulares da Graduação, visando a melhoria da qualidade do Ensino da Matemática.
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Referências
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