As transformações agrárias ocorridas nos municípios de Moji Mirim e Moji Guaçu, SP

Autores

  • Antonio Francisco Guerreiro Zibordi Departamento de Geociências, Centro de Ciências Naturais e Exatas - CCNE Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS.
  • Miguel Cézar Sanchez Departamento de Planejamento Regional, IGCE-UNESP, Rio Claro, SP.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X25430

Resumo

As transformações no meio rural brasieliro tornaram-se evidentes sobretudo a partir de 1960, como reflexo de uma política governamental de incentivo à agricultura e também como consequência de atitudes tomadas desde o momento da ocupação do espaço pelo homem. As tranformações vão se refletir, não somente no espeço e produção, mas também nas condições de vida do homem que habita e trabalha neste espaço. Levando-se em conta estas transformações a nível nacional, foram realizados estudos nos municípios de Moji Mirim e Moji Guaçu, dando ênfase ao grau de mecanização da agricultura ai ocorrida e os problemas encontrados para que ocorra o desenvolvimento rural. Foi verificado que, no espaço analisado, o alto grau de macanização não conduziu ao desejado desenvolvimento rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ZIBORDI, Antonio F.G. e SANCHEZ, Miguel C. As Transformações Agrárias Ocorridas nos Municipios de Moji Mirim e Moji Guaçu. Dissertação. Curso de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP. Rio Claro, 1980. 187 p.

Downloads

Publicado

1986-12-09

Como Citar

Zibordi, A. F. G., & Sanchez, M. C. (1986). As transformações agrárias ocorridas nos municípios de Moji Mirim e Moji Guaçu, SP. Ciência E Natura, 8(8), 43–52. https://doi.org/10.5902/2179460X25430

Edição

Seção

Artigos