Uma proposta de ensino integrado

Autores

  • Vera Brenner Eilert Departamento de Geociências, Centro de Ciências Naturais e Exatas - CCNE Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS.
  • Irma Perone Departamento de Matemática, Centro de Ciências Naturais e Exatas - CCNE Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS.
  • Maria Nascimento Barnwitz Departamento de Metodologia de Ensino, Centro de Educação - CE Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS.
  • Naida Lena Pimentel Departamento de Química, Centro de Ciências Naturais e Exatas - CCNE Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS.
  • Anamaria Lopes Rodrigues Departamento de Estudos Políticos e Sociais, Centro de Ciências Sociais e Humanas - CCSH Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X25016

Resumo

O presente estudo consiste numa análise interpretativa de conceitos e abordagens sobre Ensino Integrado tendo como suporte teórico a concepção piagetiana de desenvolvimento mental e a concepção gestaltista de aprendizagem. O objetivo é propor uma sistematização renovadora do ensino, coerentes com as diretrizes vigentes, a qual, desenvolvendo o raciocínio lógico e uma consciência crítica, capacite o estudante a solucionar problemas e a discernir entre opções em valores condizentes com a natureza humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Brenner Eilert, Departamento de Geociências, Centro de Ciências Naturais e Exatas - CCNE Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS.

Irma Perone, Departamento de Matemática, Centro de Ciências Naturais e Exatas - CCNE Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS.

Maria Nascimento Barnwitz, Departamento de Metodologia de Ensino, Centro de Educação - CE Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS.

Naida Lena Pimentel, Departamento de Química, Centro de Ciências Naturais e Exatas - CCNE Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS.

Anamaria Lopes Rodrigues, Departamento de Estudos Políticos e Sociais, Centro de Ciências Sociais e Humanas - CCSH Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS.

Referências

BORDENAVE, J.D.; PEREIRA, A. Estratégia de ensino-aprendizagem. Petrópolis, Vozes, 1977. 312p.

BRASIL. MEC. Lei 5692/71. Diário Oficial 12/08/71 e 18/08/71.

CHIAROTTINO, Z.R. Piaget: modelo e estrutura. Rio de Janeiro, José Olympio, 1972. 94p.

FREDERICK, A.D. o ensino integrado de ciências. Revista do Centro de Educação-UFSM. Santa Maria, 1 (1) 35:45, 1979.

GEEMPA/INEP. Integração do ensino no currículo por atividades e por área de estudos. Relatório final. Porto Alegre, 1977.

MOORE, T.W. Educational: theory an introduction. London. Roulledge Kigan Paul, 1974.

PIAGET, J. Lógica y psicología. Barcelona. A. Redondo, 1969. 173p.

PIAGET, J. El nacimiento de la inteligencia en el niño. Madrid, Aguilar, 1969. 314p.

PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro, Forense, 1969. 146p.

PIAGET, J. A epistemologia genética. Petrópolis, Vozes, 1971. 1l0p.

PIAGET, J. e GARCIA, R. Las explicaciones causales. Barcelona, Barral, 1973. 233p.

PIAGET, J. Psicología y epistemología. Barcelona, Ariel, 1973, 189p.

PIAGET, J.; INHELDER, B. Gênese das estruturas lógicas elementares. 2ª ed. Rio de Janeiro, Zahar/MEC, 1975. 356p.

ZILLES, U. Interdisciplinaridade no ensino e na pesquisa. Revista do Centro de Ciências Sociais e Humanas-UFSM. Santa Maria 4 (2): 219-229, 1979.

Downloads

Publicado

1983-12-12

Como Citar

Eilert, V. B., Perone, I., Barnwitz, M. N., Pimentel, N. L., & Rodrigues, A. L. (1983). Uma proposta de ensino integrado. Ciência E Natura, 5(5), 59–74. https://doi.org/10.5902/2179460X25016

Edição

Seção

Artigos