Interdisciplinaridade e o Contexto Escolar: Investigações a Partir de uma Atividade Lúdica de Interesse dos Estudantes

Autores

  • Cleci Teresinha Werner da Rosa UPF
  • Álvaro Becker da Rosa Universidade de Passo Fundo
  • Alisson Cristian Giacomelli Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X18771

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Lançamento de Foguetes. Ensino Médio

Resumo

O presente estudo discute o engajamento de estudantes e professores em uma atividade lúdica de natureza interdisciplinar. O objetivo principal da pesquisa apresentada é investigar a aceitação e participação da comunidade escolar em atividades interdisciplinares envolvendo ações de engajamento e ludicidade. A atividade selecionada para a investigação foi a competição de foguetes construídos com garrafa pet, pressurizados a água e ar. Na interdisciplinaridade, foram contemplados conteúdos de Matemática, Física, Química e História. Os sujeitos da pesquisa foram professores do ensino médio de quatro escolas públicas que integram o Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto Física. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e apontaram, como resultado, a viabilidade desse tipo de atividade, especialmente em se tratando do envolvimento da comunidade escolar.

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Biografia do Autor

Cleci Teresinha Werner da Rosa, UPF

Doutroado em Educação Científica e Tecnológica

Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Professora do Curso de Física

Coordenadora de Área do Pibid/Capes/UPF

Álvaro Becker da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Ciências - Eng. Biomédica

Coordenador da Àrea de Física

Docente do Curso de Física e engenharias

Alisson Cristian Giacomelli, Universidade de Passo Fundo

Graduado em FísicaEspecialista em Ensino de FísicaMestrando em Ensino de Ciências e MatemáticaDocente do Curso de Física e engenharias UPF

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Publicado

2016-01-31

Como Citar

Rosa, C. T. W. da, Rosa, Álvaro B. da, & Giacomelli, A. C. (2016). Interdisciplinaridade e o Contexto Escolar: Investigações a Partir de uma Atividade Lúdica de Interesse dos Estudantes. Ciência E Natura, 38(1), 535–543. https://doi.org/10.5902/2179460X18771

Edição

Seção

Ensino