Aumento da Concentração de Vapor de Água Atmosférico na Groenlândia

Autores

  • Henderson Silva Wanderley Departamento de Ciências Ambientais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, (DCA/IF/UFRRJ), Seropédica, RJ.
  • Flávio Barbosa Justino Departamento de Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Viçosa, (DEA/UFV), Viçosa, MG.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X16231

Palavras-chave:

Tendência, Feedback positivo, mudanças climáticas

Resumo

O vapor de água desempenha um papel importante na condução de circulações atmosféricas por meio da liberação de calor latente e na determinação de saldo de radiação do planeta. O feedback do vapor de água é o mais importantes em nosso sistema climático, com capacidade de dobra o aquecimento direto do aumento de gases de efeito estufa, sendo um dos mais importantes constituintes atmosféricos necessários para o estudo das mudanças climáticas, principalmente para as região Ártica. Deste modo, o objetivo deste estudo consiste em analisar a existência de tendência na concentração de vapor de água na Groenlândia.  Foram utilizados dados mensais de radiossonda, entre o período de 1980-2010, para o nível atmosférico de 700 e 500 hPa, na região da Groenlândia. Para este fim, os dados foram submetidos à aplicação do teste estatístico não paramétrico de Mann-Kendall, a um nível de significância estatística de 5%. Os resultados mostram que todos os meses apresentam tendência para o aumento do vapor de água na atmosfera, com tendência estatisticamente significativa para os meses de janeiro, março, abril e dezembro nos níveis analisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-03-07

Como Citar

Wanderley, H. S., & Justino, F. B. (2015). Aumento da Concentração de Vapor de Água Atmosférico na Groenlândia. Ciência E Natura, 37, 153–158. https://doi.org/10.5902/2179460X16231

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)