Caracterização dos Períodos Seco e Chuvoso da Cidade de Fortaleza (CE)

Autores

  • Ícaro Jael Mendonça Moura Bolsista de IC (PIBIC/CNPq), Curso de Graduação em Física CCT, UECE
  • Daiane Fabrício dos Santos Bolsista de IC (PIBIC/CNPq), Curso de Graduação em Física CCT, UECE
  • Francisco Geraldo de Melo Pinheiro Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual do Ceará (CMACFA, CCT, UECE)
  • Carlos Jacinto de Oliveira Universidade Estadual do Ceará (CMACFA, CCT, UECE)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X16206

Palavras-chave:

clima, pluviosidade, caracterização pluviométrica, período seco, período chuvoso.

Resumo

As condições meteorológicas e climáticas, regionais e globais refletem na biosfera e em muitas atividades e rotinas da humanidade, tais como: agricultura, consumo de energia, risco de desastres naturais, etc. As chuvas, de modo particular, representam um influente fator no planejamento destas várias atividades e rotinas. Portanto, a previsão correta dos seus valores mais prováveis, das áreas de ocorrência e dos períodos em que se distribuem são informações imprescindíveis para o planejamento hídrico de uma região. O objetivo do estudo aqui apresentado é a caracterização de dois períodos meteorológicos bem definidos na Cidade de Fortaleza, Capital do Estado do Ceará, Brasil – o período seco e o chuvoso. É propalado que na Cidade de Fortaleza o período chuvoso ocorre no primeiro semestre do ano (janeiro a junho) e se concentra na quadra mensal de fevereiro a maio, enquanto que o período seco ocorre no segundo semestre do ano (julho a dezembro) e se concentra na quadra mensal de agosto a novembro. Neste estudo, foram utilizados dados de acumulados mensais de precipitação pluviométrica, disponibilizados pelo Sistema de Geração e Disponibilização de Informações Climatológicas (SGDIC) do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), e coletados por um período de 62 anos (1951 a 2012) numa estação meteorológica localizada no Aeroporto Internacional Pinto Martins, na Cidade de Fortaleza (CE). A partir destes dados, e utilizando um método que define meses secos e chuvosos, em comparação com a mediana da série temporal, a informação propalada foi evidenciada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Jacinto de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará (CMACFA, CCT, UECE)

Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual do Ceará (CMACFA, CCT, UECE)

Downloads

Publicado

2015-03-07

Como Citar

Moura, Ícaro J. M., Santos, D. F. dos, Pinheiro, F. G. de M., & Oliveira, C. J. de. (2015). Caracterização dos Períodos Seco e Chuvoso da Cidade de Fortaleza (CE). Ciência E Natura, 37, 3–7. https://doi.org/10.5902/2179460X16206