Caracterização Físico-Química do Material Particulado Emitido por Forno de Pizzaria: Estudo de Caso da Pizzaria achiropizza
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X13173Palavras-chave:
Poluição do ar, Material Particulado, Análise Físico QuímicaResumo
http://dx.doi.org/10.5902/2179460X13173
O presente artigo tem por objetivo caracterizar físico e quimicamente o material particulado emitido por forno de pizzaria. Foi realizado um estudo de caso em uma pizzaria localizada no centro de São Paulo – pizzaria achiropizza. O estudo consistiu na amostragem do ambiente interno e externo (junto à chaminé) antes e depois de ser ligado forno. Utilizando um amostrador de material particulado fino (MiniVol), foi realizada a amostragem. Através das técnicas de análise, gravimetria, black carbon e fluorescência de raios- x (FRX) aferiu-se os resultados. Os resultados mostraram grande variação na concentração de massa depositada sobre os filtros, variando de 44,4 à 389,7 g/m3 para o ambiente interno e de 78,9 à 20380,0 g/m3 para o ambiente externo. No tocante ao black carbon a margem de variação é menor para o ambiente interno, de 2,1 à 14,9 g/m3, e para o externo a variação é de 32 à 5757,8 g/m3, a análise de fluorescência de raios- x (FRX) mostrou a predominância do Potássio, Fósforo, Cloro e Enxofre .
Palavras Chave: Material Particulado, Forno de Pizzaria, Análise Físico-Química.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.