A construção de uma estrutura curricular flexível: uma análise a partir da Matriz do Saber

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X39974

Keywords:

Relação com o saber, Matriz do Saber, Currículo, Mudança curricular

Abstract

O presente artigo tem como escopo analisar o processo de mudança curricular em uma instituição que optou pela alteração de um modelo curricular estático por um currículo flexível, no qual o estudante tem possibilidade de escolher as Unidades Curriculares que pretende cursar. Para conseguir atingir esse objetivo o caminho metodológico seguido foi pela abordagem qualitativa, com viés fenomenológico, submetendo as atas das reuniões da comissão de currículo aos procedimentos da análise textual discursiva e, posteriormente, categorizando os excertos unitarizados em um instrumento de análise apropriado para mapear as relações com o saber, a Matriz do Saber. Chegou-se à evidência de quais relações com o saber destacaram-se mais ao longo do processo de construção e implantação da nova estrutura curricular, bem como ao entendimento de que as relações com o saber são dinâmicas mostrando mudanças durante o percurso flexibilizado proposto pela instituição.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALTHUSSER L. Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado. Lisboa: Presença, 1970.

ARROYO MG. Currículo, território em disputa. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

ARRUDA SM; ARAUJO RN; PASSOS MM. A identidade docente e as relações com o saber em sala de aula: um estudo realizado com estudantes de uma licenciatura em ciências biológicas. Investigações em Ensino de Ciências. 2018; 23(2):p.1-17.

ARRUDA SM; BENÍCIO, MA; PASSOS, MM. Um instrumento para a análise das percepções/ações de estudantes em sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. 2017;10(2):p.1-21.

ARRUDA SM; LIMA JPC de; PASSOS MM. Um novo instrumento para a análise da ação do professor em sala de aula. Revista Brasileira de pesquisa em Educação em Ciências. 2011;11(2):p.139-160.

ARRUDA SM; PASSOS MM. Instrumentos para a análise da relação com o saber em sala de aula. REPPE: Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino. 2017;1(2):p.95-115.

ARRUDA SM; PASSOS MM; ELIAS RC. Percepções de professores de física do ensino médio sobre o sistema blocado. Currículo Sem Fronteiras. 2017;17(1):p.132-154.

BARDIN L. Análise de conteúdo. Porto: Edições 70, 2011.

BICUDO MAV. Sobre a fenomenologia. In: A pesquisa qualitativa em educação: um enfoque fenomenológico. Piracicaba: Editora Unimep; 1994. p.15-21.

BOBBITT JF. O currículo. Lisboa: Didática; 2004.

BOGDAN RC; BIKLEN SK. Investigação qualitativa em educação – Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora; 1994.

BOURDIEU P; PASSERON J-C. Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis: Vozes; 2008.

CHARLOT B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed; 2000.

CHEVALLARD, Y. La transposición didática. Buenos Aires: Aique Grupo Editor, 2005.

CONTI RP; PASSOS MM; ARRUDA SM. A Educação Ambiental Nos Cursos De Licenciaturas: à luz de um novo instrumento de análise. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica. 2014;4(2):p.183-208.

FINI MI. Sobre a pesquisa em educação que tem a fenomenologia como suporte. In: A pesquisa qualitativa em educação: um enfoque fenomenológico. Piracicaba: Editora Unimep; 1994. p.23-33.

FLICK U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed; 2009.

FREIRE P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1987.

GOODSON IF. As políticas de currículo e de escolarização: abordagens históricas. Petrópolis: Vozes; 2008.

MINAYO MC da S. O desafio da pesquisa social. In: Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Rio de Janeiro: Vozes; 2009. p.9-29.

MORAES R; GALIAZZI M do C. Análise textual discursiva. Ijuí: Editora Unijuí; 2011.

PASSOS AM; ARRUDA SM; PASSOS MM. Análise das relações docentes em sala de aula com perspectivas de ser inclusiva. Investigações em Ensino de Ciências. 2015;20(3):p.84-115.

SACRISTÁN JG. Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso; 2013.

SANTOMÉ JT. Currículo escolar e justiça social. Porto Alegre: Penso; 2013.

SILVA TT da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica Editora; 2000a.

SILVA TT da. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica Editora; 2000b.

SOUSA RS de; GALIAZZI M do C. A categoria na análise textual discursiva: sobre o método e sistema em direção à abertura interpretativa. Revista Pesquisa Qualitativa. 2017;5(9):p.514-538.

SOUSA RS de; GALIAZZI M do C. Compreensões acerca da hermenêutica na análise textual discursiva: marcas teórico-metodológicas à investigação. Revista Contexto & Educação. 2016;31(100):p.33-55.

Published

2021-03-04

How to Cite

Corrêa, H. E. da R., Arruda, S. M., & Passos, M. M. (2021). A construção de uma estrutura curricular flexível: uma análise a partir da Matriz do Saber. Ciência E Natura, 42, e50. https://doi.org/10.5902/2179460X39974

Issue

Section

40 YEARS - Anniversary Special Edition