Geometria e Trigonometria: Possibilidades de um Vínculo Vantajoso

Autores

  • Alberto Martin Martinez Castaneda Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X14639

Palavras-chave:

Geometria. Trigonometria. Métodos geométricos. Métodos Trigonométricos.

Resumo

A relação entre a Geometria e a Trigonometria pode ir muito além do clássico problema que envolve as duas áreas no ensino básico que é a resolução de triângulos. As possibilidades de uso da Geometria a serviço da Trigonometria ou da Trigonometria a serviço da Geometria são muitas. Neste trabalho mostraremos algumas dessas possibilidades trabalhando com algumas situações em que a partir de um resultado geométrico obtemos determinados resultados trigonométricos ou, o contrário, a partir de um resultado trigonométrico obtemos determinado resultado geométrico. Também apresentaremos a solução de alguns problemas geométricos utilizando ambos os métodos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Martin Martinez Castaneda, Universidade Federal de Roraima

Bacharel em Matemática pela Universidade de Havana (1975) e doutor pela Universidade de Havana e de Yerevan (antiga URRSS) em 1985, na área de Métodos Matemáticos aplicados à Economia (Matemática Aplicada). Pós-doutorado na UFRGS (2003). Atualmente é professor Associado IV do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Foi Diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da UFRR. Nos cursos 1999 até 2001 foi professor com lotação provisória na Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, lecionando na área de Economia Matemática. É professor associado do Núcleo de Estudos Comparados da Amazônia e do Caribe (NECAR) da UFRR. Foi coordenador de cursos de pós-graduação (doutorado e mestrado) no NECAR.  É professor e orientador do Curso de Mestrado Profissionalizante em Matemática - PROFMAT- no polo da UFRR.

Downloads

Publicado

2015-08-07

Como Citar

Castaneda, A. M. M. (2015). Geometria e Trigonometria: Possibilidades de um Vínculo Vantajoso. Ciência E Natura, 37, 608–616. https://doi.org/10.5902/2179460X14639