Na Busca da Interdisciplinaridade: Percepções Sobre a Formação Inicial de Professores de Ciências da Natureza

Authors

  • Rafaele Rodrigues de Araújo Universidade Federal do Rio Grande
  • Cristiane da Cunha Alves Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X13445

Keywords:

Interdisciplinaridade, Ciências da Natureza, Formação de professores.

Abstract

O presente trabalho objetiva trazer discussões sobre a interdisciplinaridade em um curso de formação de professores de Ciências da Natureza. Este faz parte da Universidade Federal do Pampa no Campus Dom Pedrito, onde iniciou seu funcionamento em 2012. Durante o tempo que foi executado notam-se os desafios, dificuldades e perspectivas do grupo envolvido neste curso. Nesse sentido, a partir do Projeto de Pesquisa “Ensino de Ciências da Natureza: Diálogos Interdisciplinares em rodas de formação”, o qual apresenta por finalidade estudar e discutir a interdisciplinaridade dentro do curso de formação, realizou-se uma pesquisa com docentes e discentes do mesmo a fim de entender a percepção desses sobre a prática interdisciplinar. Com esse intuito, através da Análise Textual Discursiva podemos detectar que para ambos a interdisciplinaridade é vista como uma integração de áreas, onde o diálogo entre essas é parte essencial para a prática. No entanto, um questionamento permanece: Como fazer com que o discurso e a prática se tornem pontos convergentes?

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rafaele Rodrigues de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande

Licenciada em Física e Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande. Professora Assistente do Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Cristiane da Cunha Alves, Universidade Federal do Pampa

Acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza do Campus Dom Pedrito da Universidade Federal do Pampa

Published

2014-09-12

How to Cite

Araújo, R. R. de, & Alves, C. da C. (2014). Na Busca da Interdisciplinaridade: Percepções Sobre a Formação Inicial de Professores de Ciências da Natureza. Ciência E Natura, 36(3), 349–357. https://doi.org/10.5902/2179460X13445

Issue

Section

Teaching

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.